PARTE 1
A História da raça humana que se apresenta nas Escrituras é primordialmente a história do homem num estado de pecado e rebelião contra Deus e o plano de Deus para levá-lo de volta a redenção. Portanto, convém ponderar agora a natureza do pecado que separa o homem de Deus.
DEFINIÇÃO DE PECADO - “Pecado é deixar de se conformar à lei moral de Deus, seja em ato, seja em atitude, seja em natureza”. Inclui não só atos pessoais como: “roubar, matar, protituir”, mas também atitudes contrárias àquilo que Deus exige de nós em aspecto moral e espiritual.
ORIGEM DO PECADO - É primordial entender que Deus não pecou e não deve ser culpado pelo pecado.
Culpar a Deus seria blasfemar contra o caráter de Deus. Dt 32.4-5 "Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é. Seus filhos têm agido corruptamente para com ele, e não como filhos; que vergonha! São geração pervertida e transviada.”
… DEUS NÃO TEM CULPA DO PECADO! - Abraão pergunta com verdade e força nas palavras quando fala da “necessidade de Deus em agir de acordo com os atos do homem”. Gn 18.25 “Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?"
CUIDADO! PODE HAVER OUTRO ERRO. - É verdade que Deus não pode ser culpado pelo pecado do homem, visto que ‘o homem pecou’. Mas, É preciso tomar cuidado para não conceber um erro a partir daí! Precisamos nos precaver contra o erro de entender o “DUALISMO”, ou seja, que possa haver outra força malígna semelhante ou igual em força ao “poder de Deus”.
O PECADO NÃO SURPREENDEU A DEUS! - O Pecado não pode ser visto como uma força que desafiou ou sobrepujou a onipotência de Deus ou o Seu controle das coisas. Pode-se entender que “Deus autorizou a entrada do pecado no mundo”, embora Ele não se compraza e também não tenha ordenado que o pecado surgiria com as características que têm.
ONDE TUDO COMEÇOU? - Não se pode dizer que o “pecado começou no céu”! Isso seria aceitar a idéia de que o céu é um lugar desprotegido onde se realizam “tramas e rebeliões”. Na realidade, tudo realmente começa bem antes do homem no Édem, com satanás, mas em esferas bem distantes da “Morada de Deus”.
O CONHECIMENTO DO MAL:
No Início: mal virtual.
No homem: mal físico.
Em Satanás: Mal moral.
a parte que mais gostei e que há um tempo atrás questionei ao pastor Augusto e que sabiamente me orientou, foi se o pecado surpreendeu a Deus.Realmente é algo que me deixava inquieto, bom estudo...
ResponderExcluirótima colocação