O que o professor vai ensinar?
Para falarmos sobre isto algumas questões precisam ser analisadas. Sabemos que ensinar não é apenas “passar” um conteúdo, mas sim formar cidadãos conscientes, com capacidade de absorver, analisar e praticar o que está sendo ensinado. Cabe ao professor criar um ambiente no qual o aluno seja estimulado a discutir e compreender o assunto; compartilhando experiências e construindo o conhecimento em grupo, sob sua orientação. Além disto temos que desafiar os alunos a uma mudança de vida, visando imprimir neles o caráter de Cristo, pela palavra de Deus. Quando vamos preparar a aula, tendo à mão o material que dispomos, que pode ser a revista da EBD, livros, artigos, recortes de revistas, mapas, comentários bíblicos, que já coletamos durante a semana, precisamos pensar em primeiro lugar sobre “O que vamos ensinar?”
O tempo disponível para a aula é resumido e precisa ser bem aproveitado. Não é possível ensinar tudo a respeito de qualquer que seja o assunto em apenas uma aula. Por isto precisamos identificar qual a idéia principal que precisa ser trabalhada, perguntando-se: “que conteúdo mínimo o meu aluno precisa reter sobre o assunto?”.
É importante identificarmos quais os conceitos que o aluno deve dominar no assunto que será ministrado, que valores precisa reter e qual o foco que deve ser dado durante a aula. Isto vai permitir que nos concentremos no que é importante e necessário, além de ter a oportunidade de identificar a melhor abordagem de acordo com a faixa etária, a formação e as necessidades específicas do grupo com o qual vai trabalhar, levando em consideração o que os alunos já sabem a respeito, a quantidade de alunos na classe, as limitações físicas do local aonde a aula será ministrada, o ambiente espiritual e sócio-econômico do grupo, etc., evitando, assim, que a aula seja sem rumo e improdutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário