CULPA HERDADA – SOMOS CULPADOS POR CAUSA DO PECADO.
Rm 5.12 “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”
HERANÇA: O que percebemos nas palavras de Paulo é um termo técnico “imputado” (considerar pertencente a alguém, e assim pertence a esse alguém). Para entender melhor este aspécto é preciso entender Herança. Na herança é deixado, para descendência, bens e posses. Assim, herdamos, é nosso legado, o erro cometido por Adão.
CORRUPÇÃO HERDADA – Temos uma natureza pecaminosa por causa do pecado de Adão.
Sl 51.5 “Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe.
Ef 2.3 “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”
Sl 58.3 “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.”
Na nossa natureza, carecemos totalmente de bem espiritual perante DEUS.
Rm 7.18 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum: e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”
Rm 5.12 “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.”
HERANÇA: O que percebemos nas palavras de Paulo é um termo técnico “imputado” (considerar pertencente a alguém, e assim pertence a esse alguém). Para entender melhor este aspécto é preciso entender Herança. Na herança é deixado, para descendência, bens e posses. Assim, herdamos, é nosso legado, o erro cometido por Adão.
CORRUPÇÃO HERDADA – Temos uma natureza pecaminosa por causa do pecado de Adão.
Sl 51.5 “Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe.
Ef 2.3 “Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”
Sl 58.3 “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras.”
Na nossa natureza, carecemos totalmente de bem espiritual perante DEUS.
Rm 7.18 “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum: e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.”
As Escrituras mostram que o homem pode até fazer o bem, mas no tocante as coisas de Deus, o homem está incapacitado. Nos nossos atos, somos totalmente incapazes de fazer o bem espiritual. Os dois pontos citados se ligam, mas que quero dizer é que não existe atitude natural agradável a Deus.
Rm 8.8 “Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus.”
PECADOS REAIS QUE COMETEMOS - TODAS AS PESSOAS SÃO PECADORAS PERANTE DEUS
Sl 14.3 “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.”
Rm 3.9-10 “Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um.”
Rm 8.8 “Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus.”
PECADOS REAIS QUE COMETEMOS - TODAS AS PESSOAS SÃO PECADORAS PERANTE DEUS
Sl 14.3 “Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.”
Rm 3.9-10 “Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; como está escrito: Não há justo, nem sequer um.”
Será que nossa capacidade limita a nossa responsabilidade?
Pelágio (383-410) ensinou que Deus só responsabiliza o homem pelas coisas que este é capaz de fazer. Essa doutrina (pelagiana) nega o “pecado original”. Se considerarmos o pelagianismo, então devemos inocentar milhares de pessoas. O próprio Satanás seria inocentado por não ter forças para vencer sua natureza!
Será que as crianças são culpadas mesmo antes de pecar efetivamente?
A palavra a ser compreendida aqui é “idade da imputabilidade”. Antes da questão da culpa é preciso ser analisado a questão da responsabilidade. As crianças já herdaram o pecado, mas é preciso ver como Deus analisa a culpa. A palavra do Senhor Jesus : “das crianças é o reino” revela que a imputação da culpa só ocorre a partir da idade da responsabilidade.
Existem Graus de Pecado? Será que existem pecados piores que outros?
A pergunta merece algumas considerações:
Culpa legal - No tocante à nossa posição perante Deus, qualquer pecado, mesmo aquele cometido por ignorância, torna o autor legalmente culpado perante Deus. Legalmente, todos os pecados são igualmente maus, pois nos fazem legalmente culpados perante Deus.
Consequências na vida e relacionamento com Deus - Por outro lado, alguns pecados podem ser considerados “piores”por comprometerem mais o relacionamento do homem com Deus ou por gerar consequências mais danosas ou nocivas a uma “reação”provável do agente do pecado. Vejamos as palavras de Jesus a Pôncio Pilatos:
Jo 19.11 “por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem.”
Pelágio (383-410) ensinou que Deus só responsabiliza o homem pelas coisas que este é capaz de fazer. Essa doutrina (pelagiana) nega o “pecado original”. Se considerarmos o pelagianismo, então devemos inocentar milhares de pessoas. O próprio Satanás seria inocentado por não ter forças para vencer sua natureza!
Será que as crianças são culpadas mesmo antes de pecar efetivamente?
A palavra a ser compreendida aqui é “idade da imputabilidade”. Antes da questão da culpa é preciso ser analisado a questão da responsabilidade. As crianças já herdaram o pecado, mas é preciso ver como Deus analisa a culpa. A palavra do Senhor Jesus : “das crianças é o reino” revela que a imputação da culpa só ocorre a partir da idade da responsabilidade.
Existem Graus de Pecado? Será que existem pecados piores que outros?
A pergunta merece algumas considerações:
Culpa legal - No tocante à nossa posição perante Deus, qualquer pecado, mesmo aquele cometido por ignorância, torna o autor legalmente culpado perante Deus. Legalmente, todos os pecados são igualmente maus, pois nos fazem legalmente culpados perante Deus.
Consequências na vida e relacionamento com Deus - Por outro lado, alguns pecados podem ser considerados “piores”por comprometerem mais o relacionamento do homem com Deus ou por gerar consequências mais danosas ou nocivas a uma “reação”provável do agente do pecado. Vejamos as palavras de Jesus a Pôncio Pilatos:
Jo 19.11 “por isso aquele que me entregou a ti, maior pecado tem.”
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