Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sábado, 20 de novembro de 2010

Dinâmica 5 - para EBD - Como ensinar o "Natal"...




Disse Jesus "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida." (Jo 8.12)

Existem vários artigos na internet, em blogs, em sites, falando sobre a origem do natal, origem da árvore de natal, origem do papai Noel, origem disso e daquilo... Mas temos pouco conteúdo de ensino sobre este tema. Foi pensando nisso que decidi abordar este tema para dar algumas dicas de como ensinar sobre o Natal numa sala de Escola Bíblia Dominical e porque não também em salas de aulas normais (seculares), onde tem-se um misto de crianças com várias "religiões", (crenças) diferentes.

Em algumas igrejas, riscou-se a comemoração do Natal de suas festividades. Colocando-se em posição contrária à romanização ou “paganização” do cumprimento profético da vinda do Salvador, muitos não se alegram nessa data. Alguns sentem até tristeza. Não fazem nada. Não cantam. Não fazem comemorações especiais, dizendo que esta não era uma festa dos primitivos cristãos. 
Entretanto, os céus festejaram o primeiro Natal. Os anjos cantaram. E, como é gostoso cantar: “Glória a Deus nas alturas”, especialmente nesta ocasião. Como temos um clima propício para a evangelização nesta data tão conhecida: o melhor presente é Deus quem nos dá. Para o pobre e para o rico. Para os adultos e para as crianças. Como podemos usar esta ocasião para anunciar o cumprimento do amor de Deus!
Vemos refletir juntos a buscar cumprir a vontade do Pai Celeste; responda: como você tem comemorado o Natal? Apenas festas, presentes e comidas, sem se lembrar do seu significado? O que você tem feito para levar a mensagem salvadora aos seus parentes e amigos? Você sabe cantar lindos cânticos de Natal e refletir seu significado? Você tem buscado compartilhar com sua família, seus colegas de trabalho, de escola, seus vizinhos, a mensagem do Natal? Como você acha que deveria ser comemorado o Natal em sua célula, na família e na Igreja?

Partindo deste princípio, primeiro precisamos chamar a atenção das crianças de nossa EBD.


- Prepare a sua sala, enfeite com decoração de Natal - preste muita atenção, o que é mais fácil chamar a atenção da criança para o Natal ou dizer a verdade para ela, sendo que ela recebe informações o tempo todo, em casa, na mídia, na escola, etc? Não mate a infância da criança e nem a sua imaginação.
- Mostre para ela aos poucos sobre a relação que o mundo criou entre Papai Noel e Jesus.

- Conte para ela (a criança), aos poucos, a verdade sobre quem é que dá os presentes.
- Conte em poucas e simples palavras o que significa Natal: (natal é uma data natalícia, data de nascimento, data em que se comemora o nascimento, (neste caso em especial se comemora o nascimento de Jesus), o aniversariante é Jesus, comemoramos o nascimento de Jesus.)
- Fale para as crianças que é preciso chamar Jesus para a festa de aniversário dele.
Partindo por esta idéia, que tal, organizar uma festa de aniversário para Jesus. Que tal nesta dinâmica, ajuntar com os pais e fazer uma decoração de aniversário, onde todos terão a oportunidade de trazer um presente para Jesus, que depois pode ser distribuído entre elas (as crianças) mesmo.
Outra alternativa é: trabalhar o Natal com brincadeiras, jogos e símbolos que contém relatos bíblicos, isto seria muito apreciado e empolgante, você não acha?
Observação: Tenho em meus arquivos muitos moldes para brincadeiras e símbolos bíblicos, gincanas de Natal, que se fosse colocar aqui tomaria muito espaço, mas deixo uma opção:
- Primeiro: Já que você está nesta página, siga a relação ao lado, na parte de seguidores, clique ali e seja um seguidor.
- Segundo: Uma vez que você já é um seguidor, me mande um email relatando quem é você, sua igreja, e sua classe de ensino (idade), pedindo o arquivo com as dicas de Natal e eu mandarei para você sem custos nenhum todo o material, via email.
- Terceiro: Divulgue esta matéria, pois como eu já disse, muito se fala e pouco se ensina, e com certeza devem ter mais pessoas precisando de ajuda.
Em Cristo Jesus, 
Silberty.
Email para o pedido: prsilberty@hotmail.com

30 comentários:

  1. olá deus t abençoe muito pela sua iniciativa eu dou aula p/crianças de 0 á 7anos na i.e.quadrangular e tb dou aula p/pré adolecentes gostaria de umas dinamicas para ajudar nas aula ,obrigada que o senhor continue a te usar!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se possível for, inscreva-se no nosso blog e mande-nos um email. Disponiblizamos o material via email. Em Cristo Jesus; Silberty Faria

      Excluir
    2. Ola, eu dou aulas pra crianças de 0 a 10 anos e precisava de um conteudo desse para por na apostila de 2 semestre do nosso ministério para ajudar as professoras com as aulinhas, porem não encontro seu e-mail poderia me passar?

      Excluir
    3. Olá Myah Salvatore. Graça e Paz. Meu email: prsilberty@hotmail.com

      Excluir
  2. Acabei de te enviar um email, pedindo esse material do natal pra ebd. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. ola sou Patricia de Paula,sou de Faxinal dos Guedes SC,so prof das crianças na minha igreja Rosa de Sarom,gostaria de ter acesso ao seu material de dicas de natal.
    meu email é :patriciacosta33@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. simone.souzab@hotmail.com professora de criancas 4 a 11 anos....igreja assembleia...obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Sou magnólia Lima, sou professora e já trabalhei com criança na ebd, mas meu interesse nesse momento é trabalhar dinâmicas na família evangelizando-os nesse período natalino.
    Meu email é: magnoliajesus@hotmail.com

    Igreja Batista

    ResponderExcluir
  6. SOU IONE, SOU PROFESSORA DO MINISTERIO INFANTIL E GOSTARIA MUITO DE RECEBER ESSE MATERIAL, DEUS TE CUBRA DE BENÇOES.

    ANGLICANA VIDA NOVA

    ResponderExcluir
  7. DESCULPA ESQUECI DE TE PASSAR MEU E-MAIL: LANY_AMADA@HOTMAIL.COM.
    É IONE.

    ResponderExcluir
  8. Sou Elaine IPR de Sorocaba, gostaria de receber esse material sobre o natal, meu email.laineramos40@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá a paz do Senhor Jesus.
    Sou professora da escolinha da minha igreja.
    Estamos iniciando a escolinha agora.
    Gostaria muiiiiiiiito de sua ajuda com dinâmica.
    A faixa etária das crianças são de 3 à 7 anos
    Meu email é martagomes583@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá a paz do Senhor Jesus.
    Sou professora da escolinha da minha igreja.
    Estamos iniciando a escolinha agora.
    Gostaria muiiiiiiiito de sua ajuda com dinâmica.
    A faixa etária das crianças são de 3 à 7 anos
    Meu email é martagomes583@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!! Que o Senhor continue a te iluminar neste lindo trabalho que tens desenvolvido e compartilhado com todas. Sou professora da E.D Da Igreja Presbiteriana Unida em Jardim da Penha e atuo com crianças de 3 a 7 anos. Gostaria de receber o arquivo com as dicas de Natal via email (aldinhasantos.albano@gmail.com) Obrigada!!! Que a Paz de Cristo esteja contigo!

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Não identifiquei nenhum email seu. Me mande um email com identificação

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A paz do Senhor, gostaria de receber o material para utilizar na escolinha dominical.
    Meu email elen.santosmartins@yahoo.com.br
    Que Deus continue a te abençoar com ensinamentos que edificam aos seus leitores.
    Grata Elen

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,
    gostaria de receber o material de natal! mmsbiomed@zipmail.com.br
    Que Deus te abençoe!!
    marluci

    ResponderExcluir
  16. Como neste natal vou receber pessoas convertidas e não convertidas e não faço troca de presentes, gostaria que me desse uma idéia para fazer algo com adultos para que pudesse mostrar para eles o verdadeiro natal.Algo que pudesse fazer com que eles entendessem que natal não é consumismo e que eles pudessem ficar alegres por estar participando de um natal cristão e diferente.
    Me envie, se puder, a resposta por email: verinhalvenancio@ gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Como neste natal vou receber pessoas convertidas e não convertidas e não faço troca de presentes, gostaria que me desse uma idéia para fazer algo com adultos para que pudesse mostrar para eles o verdadeiro natal.Algo que pudesse fazer com que eles entendessem que natal não é consumismo e que eles pudessem ficar alegres por estar participando de um natal cristão e diferente.
    Me envie, se puder, a resposta por email: verinhalvenancio@ gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde!
    A Paz de Cristo.
    Sou professora de escola dominical para crianças.
    Temos 2 turmas com crianças de 1 a 5 anos e a outra com crianças de 6 a 10 anos.
    Darei uma aula na próxima semana e entendo que devemos ensinar as nossas crianças o verdadeiro sentido do Natal.
    Gostaria de parabenizar pelo site e gostaria de solicitar materiais ou dicas de dinâmicas que eu possa orientar minhas crianças.
    Meu e-mail: anagemabs@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, a paz! Meu nome é Luana e sou professora da sala de 08 anos na ADVEC-Natal. Você poderia, por gentileza, me encaminhar outros materiais sobre essa temática? Desde já agradecida.
    lu_cortez_29@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, a paz do Senhor... sou iniciante no trabalho com as crianças, na igreja onde congrego não tem EBD só damos aula na salinha no momento do culto, estou prcisando de ajuda com material, aulas, pois fico com crianças de 4 a 10 anos... obgd........
    joceli.thomazini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde, sou iniciante no trabalho com as crianças, na igreja onde congrego tem EBD, mais para adulto e só damos aula na salinha no momento do culto, estou precisando de ajuda com material, aulas, pois fico com crianças de 4 a 10 anos... obgd.

    ResponderExcluir
  22. Sou Alessandra, 39 anos, faço parte do ministério de adolescentes da igreja cristã Sal da terra de Uberlandia, amei o POST gostaria das brincadeiras de natal

    ResponderExcluir
  23. Muito boas as dicas! Gostei ,parabéns!

    ResponderExcluir
  24. A paz dou aula na EBD para crianças de5 até 12 anos na assembleia de Deus Madureira no interior de sp gostei muito das ideias e gostaria muito de receber brincadeiras e dinâmicas no meu e-mail du.piloto10@gmail.com deus abençoe ricamente seu ministério

    ResponderExcluir
  25. Olá bom dia, a paz do Senhor! Sou de uma pequena igreja do Perequê Que no meio de comunidade cheia de tráfico, Mas um celeiro grande para o evangelho do Senhor e nesse lugar trabalho com as crianças que estao sedentas da palavra. Adoro o seu blog ele me ajuda muito na ministração das aulas e cultos das crianças. Por favor me mande as suas idéias para esse natal no meu email. Obrigada e que Deus continue usando mais e mais a sua vida nesse ministério tão abençoado.

    ResponderExcluir
  26. Olá sou o Osvaldo Filipe, Professor da E.B.D, a congregação por onde cultuamos, pretende realizar um culto com o Tema* Natal da Criança, carrecemos de algumas dicas e poste, Somos pentecostal.Email. osvaldo.filipe@flyangola.co.ao.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...