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Para Orar e Adorar

sexta-feira, 21 de maio de 2010

O que significa Trindade e Triunidade?

TRINDADE - significa a tríplice manifestação de Deus ou a sua manifestação no Pai, no filho e no Espírito Santo.
TRIUNIDADE - significa o tríplice modo da existência de Deus, que é a existência de três em um.

- A TRINDADE diz respeito à revelação de Deus ao passo que a TRIUNIDADE refere-se a existência de Deus.
- A idéia de Deus no Antigo Testamento é a unidade, por isso observaremos a Trindade de forma explícita somente no Novo Testamento como Pai, Filho e Espírito Santo.

TRINDADE - No Antigo Testamento não a encontraremos de forma explícita como no Novo Testamento devido a idéia de unidade (Dt 6.4).
O Anjo do Senhor identificado como Jeová sendo chamado de Senhor, Deus, sendo reverenciado, adorado, recebendo oferta, etc. (Gn 16.7, 13; 22.15; 31.11; Ex 3.2,4; Js 5.14; Jz 6.21-24; 13.20-22; Is 63.9). Esse Anjo do Senhor é a manifestação de Jesus no Antigo Testamento;
O Pai como uma pessoa distinta (Dt 32.6; Is 63.16 e Ml 2.10); 
O Messias (Sl 2.6,7; 45.6,7; Pv 30.4; Is 9.6; 61.1 e Jr 23.5);
E o Espírito Santo (Gn 1.2; Is 11.2; 63.11,14)
    O Antigo Testamento não ensina clara e diretamente sobre a Trindade. A razão é evidente: O problema do politeísmo entre as nações. A nação de Israel não estava preparada para compreender. Deus primeiramente acentuou a verdade de ser o Único Deus, para depois no Novo Testamento tornar explícita a Trindade. Mesmo assim, parte dos judeus teve conflito com esta verdade.

    TRINDADE - No Novo Testamento:
    O Pai é Deus (Jo 6.27; 14.9-13; I Pe 1.2; II Co 1.2);
    O Filho é Deus (Jo 1.1,18; Tt 2.13; Hb 1.2);
    O Espírito Santo é Deus (At 5.3,4; Rm 15.30; Hb 9.14)

    TRIUNIDADE - No Antigo Testamento
    Na Criação (Gn 1.26, ELOHIM no original tem o sentido de pluralidade e significa Deus);
    Na confusão de línguas (Gn 11.7);
    Na experiência de Isaías (Is 6.3,8);
    No livro de Daniel (Dn 2.47);
    Na benção arônica (Nm 6.24-26).


    No Novo Testamento:
    No batismo de Jesus (Mt 3.13-17);
    Na ordenança do batismo (Mt 28.19);
    Na benção apostólica (II Co 13.13);
    Na oração sacerdotal (Jo 17.21-23);
    No ensino de João (I Jo 5.7).




    10 comentários:

    1. Gostaria de alimentar o debate pontuando o seguinte pensamento:
      Trindade não pode ser a tríplice forma de Deus agir, pois a pessoa estaria determinada pela ação e não pela existência. O que determina a trindade é a forma de existência. Deus existe nas três pessoas e, não somente, se manifesta. A trindade no contexto da Bíblia está ligada á pessoa e não, primariamente, a ação da pessoa.
      O termo tri-unidade tem mais a ver com a substância, a essência, a divindade. A ação é sempre da Divindade, toda ação está ligada á divindade. Se eu digo esta ação é do Filho e está e do Pai e esta, ainda, é do Espírito Santo, estou criando um tipo de modalismo (que é uma heresia). Vamos pensar no assunto?

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      1. Acho que ninguém quer pensar muito sobre isso, né José Roberto? Mas achei interessante seu comentário. Faz sentido dentro da sistemática dos ensinamentos das Escrituras! Obrigado pela reflexão.

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      2. Este comentário foi removido pelo autor.

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      3. José Roberto Limas da Silva- Permita me dizer que o estudo está referindo se a manifestação; existência e revelação de uma maneira coerente e coesa, e não sobre a ação! Segundo: A Trindade não é formada por três pessoas. Se você afirma que é então justifique. E sobre a Triunidade leia este artigo: O que é a pericorese? neste link: http://oportaldateologia.org/a-perichoresis-o-que-e-a-pericorese
        Há e heresia surge da apostasia; modalismo não é nem sequer um termo teológico! Reflita e depois manifeste a sua opinião se lhe convier!

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      4. Tá parendo um comentario de Testemunha de Jeova

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    2. Eu não acho correto falar trindade,pois o pai e o espírito santo nunca vinhetas em forma humana.

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    3. Rapaz e pano pra manga isso ae fico cm a triunidade.

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    4. Queria entender sobre Eminem Multicar exegese

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