Você está aqui...

Para Orar e Adorar

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dinâmica 22 para EBD - Simplesmente uma questão de ótica


Todos nós temos problemas e dificuldades e é interessante que você professor e professora, tenha mais sensibilidade em observar seus alunos principalmente se estes forem crianças, pré-adolescentes ou adolescentes, pois estes também tem problemas e lutas diárias. Meu pastor tem falado nestes dias sobre gratidão, então resolvi postar aqui uma dinâmica que fala sobre isso para ajudar você a ministrar esta questão tão importante para todos nós.

Objetivos: Refletir sobre a vida, sobre a gratidão, sobre a visão que temos e fazemos de nós mesmos e do nosso próximo. 

Material Necessário: Uma folha de papel branca com um ponto pequeno e escuro ou uma mancha pequena e escura, bem no centro da folha.

Desenvolvimento: Mostrar aos seus alunos a folha com o ponto ou macha escura no centro. Deve-se dar um minuto e dizer que é para visualização, percepção e reflexão do que você está mostrando. Depois de um minuto de observação silenciosa, peça aos seus alunos que se expressem descrevendo o que viram. Provavelmente a maioria irá falar que viu um ponto escuro. Neste momento é necessário que você querido(a) professor(a), se manifeste dizendo que geralmente nos focamos apenas nos aspectos negativos dos acontecimentos e no pecado (nosso e dos outros). É preciso lembrar aos alunos que é muito comum esquecermos do lado luminoso, do lado branco, da presença de Deus que é maior sempre (baseado no que você desenhou na folha). Se o ponto ou mancha escura é o problema ou o pecado, todo o restante da folha é a presença de Deus na nossa vida.

Finalização: É importante que o professor e ou professora estejam atentos a não deixem passar desapercebido qualquer manifestação, pois creio que neste momento da aula, muitos farão uma reflexão de alguma coisa e muitas coisas que possam estar acontecendo. Leia a Bíblia com eles, cite e reflita com eles sobre o Texto de 1 João 4.4 "Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo." e também com o texto de 1 João 2.12  "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome." e também Hebreus 8.12  "Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei". E Hebreus 10.17  "acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre." e por último Provérbios 28.13  "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia".

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...