Objetivos: Refletir sobre a vida, sobre a gratidão, sobre a visão que temos e fazemos de nós mesmos e do nosso próximo.
Material Necessário: Uma folha de papel branca com um ponto pequeno e escuro ou uma mancha pequena e escura, bem no centro da folha.
Desenvolvimento: Mostrar aos seus alunos a folha com o ponto ou macha escura no centro. Deve-se dar um minuto e dizer que é para visualização, percepção e reflexão do que você está mostrando. Depois de um minuto de observação silenciosa, peça aos seus alunos que se expressem descrevendo o que viram. Provavelmente a maioria irá falar que viu um ponto escuro. Neste momento é necessário que você querido(a) professor(a), se manifeste dizendo que geralmente nos focamos apenas nos aspectos negativos dos acontecimentos e no pecado (nosso e dos outros). É preciso lembrar aos alunos que é muito comum esquecermos do lado luminoso, do lado branco, da presença de Deus que é maior sempre (baseado no que você desenhou na folha). Se o ponto ou mancha escura é o problema ou o pecado, todo o restante da folha é a presença de Deus na nossa vida.
Finalização: É importante que o professor e ou professora estejam atentos a não deixem passar desapercebido qualquer manifestação, pois creio que neste momento da aula, muitos farão uma reflexão de alguma coisa e muitas coisas que possam estar acontecendo. Leia a Bíblia com eles, cite e reflita com eles sobre o Texto de 1 João 4.4 "Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo." e também com o texto de 1 João 2.12 "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome." e também Hebreus 8.12 "Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei". E Hebreus 10.17 "acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre." e por último Provérbios 28.13 "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia".
Até a próxima em Nome de Jesus.
Abraços;
Silberty Faria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário