Você está aqui...

Para Orar e Adorar

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Chamada ao Arrependimento

Nesta oportunidade, somos levados à seguinte reflexão: Como o povo da Nova Aliança, os cristãos, tem se portado diante de Deus? Em plena fidelidade, ou adequando sua vida aos padrões do mundo?

O profeta Oseias atribuiu os problemas morais e espirituais da nação à falta de conhecimento a Deus (Os 4.6). O povo estava completamente distante de Deus, a começar pelos sacerdotes que foram comparados a salteadores, pois praticavam abominações e crimes. (Os 4.6 e 6.9).
Há uma sequencia de coisas que acontecem antes de haver um esfriamento espiritual, seja pessoal ou coletivo: Primeiramente somos privados ou nos privamos de ir ao Templo, assim perdemos o contato com o pastor e não rapidamente nos fastamos do louvor e da comunhão com os irmãos e, consequentemente, nos distanciamos das instruções da Bíblia. De modo otimista, o profeta incluiu em seu apelo ao arrependimento a seguinte frase: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR" (Os 6.3)
Conhecer a Deus não significa apenas ter informações sobre ele, mas implica ter um relacionamento íntimo de amor e de obediência à Sua vontade. (Jo 5.39)

"Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem." (Jó 42.5).
O Senhor por intermédio do profeta Oseias, afirmou que a falta de conhecimento foi a grande causadora dos males que assolavam a nação (Os 4.6).
No final do Livro de Oseias, a nação é conclamada a voltar-se para o Altíssimo: "Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído." (Os 14.1). Como o povo demonstrou verdadeiro arrependimento, o Senhor apartou dele a Sua ira (Os 14.3,4).
Muitas vezes, o sentimento de Deus foi afetado pelo pecado do Seu povo. Desde o início de sua história, a nação hebreia viveu uma relação muito conturbada com o Altíssimo; ela tanto passou por intensos momentos de devoção quanto por densos episódios de apostasia. Frequentemente, o povo esquecia-se da aliança feita com o Eterno e voltava-se para outros deuses - cultuados tantos pelos povos cananeus, que habitavam sua terra, quanto pelos povos vizinhos. O pior desses era o culto a Baal, oficializado pelo rei Acabe por imposição de sua mulher Jezabel (1 Rs 18.19).
Cada profeta que Deus levantava trazia consigo uma mensagem de protesto, arrependimento e oportunidade - e assim foi a té os dias de Malaquias. E o Senhor ainda fala conosco através da Bíblia Sagrada: LEIA A BÍBLIA!

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...