Você está aqui...

Para Orar e Adorar

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pequena Introdução aos Livros Proféticos - Profetas Menores - Profetas, Homens de Deus - Parte 2

Profetas, Homens de Deus - O que é um Profeta? Profeta é uma pessoa que Deus levanta para anunciar palavras Suas ao coração dos homens.
A palavra hebraica nabi (originária do verbo naba) significa anunciador, declarador. O termo era muito utilizado para fazer referência aos profetas; e o encontramos mais de trezentas vezes no Antigo Testamento (AT).
Os profetas eram comumente chamados de homens de Deus - título que ocorre cerca de setenta vezes no Antigo Testamento, dentre as quais metade é usada para designar Eliseu. 

Ser um homem de Deus significa muito mais que ser convertido, que ser atuante em uma igreja, que ser um homem de oração... Ser homem de Deus significa ser um profeta. 
No Antigo Testamento, os profetas, também chamados de homens de Deus, geralmente recebiam de modo sobrenatural a mensagem da parte do Senhor para entregá-la ao rei, ao sacerdote, a alguma autoridade importante da nação hebreia ou ao próprio povo. Nos dias de hoje os profetas são aqueles que pregam (anunciam) a Palavra de Deus, são os pregadores do Evangelho, mais um detalhe faz toda a diferença, os verdadeiros homens de Deus, pregadores, ainda precisam conservar a essência dos profetas-homens de Deus, do Antigo Testamento, como: testemunho e vida com Deus, testemunho e oração, testemunho e  leitura da Palavra... Enfim ser aquilo que a Bíblia diz que ele precisa ser: (1 Tm 3.2-7 "2 - É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; 3 - não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; 4 - e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito 5 - (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); 6 - não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. 7  Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo."). 

Os profetas constituíam um dos três ofícios sagrados: sacerdote, rei ou profeta - porém era o profeta que consagrava o rei e o sacerdote - e tinham como base de sustentação de seus vaticínios as alianças abraâmica (Gn 12; 15); sinaítica (Êx 24) e davídica (2 Sm 7).

Os profetas recebem as seguintes distinções:
  • orais e literários;
  • videntes e não videntes;
  • pré-cativeiro e pós-cativeiro;
  • verdadeiros e falsos;
  • aqueles que exercem o ofício profético como ministério e aqueles imbuídos de um dom do Espírito Santo.
*Na sequencia do nosso estudo (Pequena Introdução aos Livros Proféticos - Profetas Menores - Profetas, Homens de Deus - Parte 3) vamos falar sobre cada um destes ofícios.

Os profetas foram muitos, tanto em Israel quanto em Judá. Houve também ocasião em que a nação padeceu por falta deles (1 Sm 3.1; Sl 74.9).

Até a próxima em nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...