Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Autoridade!

Esta palavra tem andado um pouco banalizada em nosso meio, sendo assim resolvi dar alguns esclarecimentos sobre esta tão importante palavra que é citada na Bíblia como um substantivo e como um verbo.

Autoridade - Substantivo
1. exousia - denota "autoridade" (derivado do verbo impessoal exesti, "é legal"). Derivado do significado de "licença" ou "permissão", ou a liberdade de fazer como a pessoa quiser, passou ao sentido de "habilidade ou força com que a pessoa é dotada", e daí, ao significado do "poder de autoridade", o direito de exercer poder (por exemplo, Mt 9.6; 21.23; 2Co 10.8); ou ao do "poder do império ou governo", o poder daquele cuja vontade e ordens devem ser obedecidas pelos outros (por exemplo, Mt 28.18; Jo 17.2; Jd 25; Ap 12.10; 17.13); mais especificamente fala da "autoridade" apostólica (2 Co 10.8; 13.10); do "poder" da decisão judicial (Jo 19.10); de "gerir assuntos domésticos" (Mc 13.34). Por metonímia ou mudança de nome (a substituição de uma palavra sugestiva pelo nome da coisa significada), representa "aquilo que está sujeito à autoridade ou governo" (Lc 4.6); ou, "àquele que possui autoridade, um governante, magistrado" (Rm 13.1-3; Lc 12.11; Tt 3.1); ou "potentado espiritual" (por exemplo, Ef 3.10; 6.12; Cl 1.16, 2.10,15; 1 Pe 3.22).
Em 1 Co 11.10, o termo é usado para aludir ao véu que as mulheres, por exigência, deviam usar numa assembléia ou igreja, levando para o sentido de "direito, fortalecer, jurisdição, libertação, poder".
2. epitage - "mandato" (formado de epi, "sobre", e tassõ, "ordenar"), é traduzido por "autoridade" em Tt 2.15, levando para o sentido de entendimento em "mandamento". O verbo correspondente é epitassõ, "ordenar", no sentido de "comandar".
3. huperoche - principalmente, "projeção, eminência", como um cume de uma montanha, por conseguinte, metaforicamente, "preeminência, superioridade, excelência". Em 1 Tm 2.2, refere-se à posição dos magistrados; em 1 Co 2.1, diz respeito à excelência da linguagem. Contraste com o verbo huperechõ "ultrapassar", levando para o sentido de "superar".
4. dunastes - cognato de dunamis, "poder" (em português, "dinastia"), significa "potentado, alto oficial". Em At 8.27, fala de um alto oficial; em Lc 1.52, de poderosos; em 1 Tm 6.15, refere-se a Deus. Todos estas passagens nos levam a entender o texto que além do citado também está ligado a "poderoso ou poderosos".
Autoridade - Verbo
1. exousiazõ - cognato de A (substantivo), nº 1 (exousia), significa "exercer poder" (Lc 22.25; 1 Co 6.12; 7.4, duas vezes), ligado literalmente a dunastes "poder".
2. katexousiazõ - formado de Kata, "para baixo", elemento de intensivo, e o nº 1 (exousia), "exercer autoridade sobre", é usado em Mt 20.25 e Mc 10.42.
3. authenteõ - formado de autos"si mesmo", e um substantivo perdido hentes, que provavelmente significa trabalhar (em português, "autêntico"), "exercer autoridade por conta própria, dominar sobre" (1 Tm 2.12). No uso mais remoto da palavra, significa aquele que com a própria mão matava ou a si mesmo ou a outrem. Depois veio a denotar aquele que age por sua própria "autoridade", por conseguinte, "exercer autoridade, domínio", mais ligado ao sentido de "domínio". 

Se você está com problema pessoal ou sabe de alguém que está enfrentando problema nesta área de autoridade, eu te indico um clássico para você ler e aprender, é o livro: Autoridade Espiritual do autor Watchman Nee.

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...