Você está aqui...

Para Orar e Adorar

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ensinando um novo palavrão: Discórdia

"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. (Atos 17:11)"

Acho incrível como nos dias de hoje, as pessoas ainda não entenderam que a discordância não é crítica e nem rebelião, é crescimento.
Pessoas são diferentes, cada um com sua vida e experiência que se diferem uma das outras e se é assim é bastante lógico que tenhamos posicionamentos diferentes e isso preocupa a muitas pessoas que não tem senso crítico, mais isto é muito bom, porque o que seria amarelo se todo mundo gostasse do vermelho?

Em muitos lugares (lares, empresas, grupos, igrejas...), discordar é considerado um ato de rebelião. O resultado final é uma geração que não tem a capacidade de pensar por si só. A base da fé desta geração espiritual é: Jesus me ama. Jesus me ama. Jesus me ama.

Discórdia vem do latim. O seu verbo é discordar. Discordar, vem do latim discórdia, "discordância", que se forma por dis "fora" mais cor "coração". Note-se como ficou expressiva a palavra: se dois corações não estão juntos, não se chega a uma conclusão.

Nem sempre o que acontece ao nosso lado é do nosso agrado. Sempre disse que discordar pode o que não pode é rebelar. Um dos problemas é que a linha divisória entre discordar e rebelar é muito pequena e muitas pessoas não respeitam os limites desta linha.

Uma fé que não é examinada e questionada, muitas vezes não sobreviverá à perguntas que surgirão mais tarde na vida.

Quando nos dispomos a incentivar o questionamento, levamos as pessoas a serem sinceras com relação às suas dúvidas, verificar criteriosamente as indagações e assumir com firmeza a fé cristã. Foi assim com os crentes de Beréia. Eles examinavam as Escrituras para ver se tudo que se falava era realmente o que estava escrito.

Uma boa maneira de levar o crescimento às pessoas é organizar debates. Debates são ótimos para incentivar o raciocínio rápido e lógico. Existem vários modos de realizá-los. Uma das maneiras certas é sempre ter a presença de um líder que defenda um lado enquanto o grupo defenda o outro lado. Podemos ainda levar o grupo a debater entre si.

Podemos discordar; o que não podemos é pecar. Discordar faz parte de nosso crescimento. Discordar não é pecado. Questionar é bom. Discordar não é um palavrão!

Até a próxima em nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...