Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sábado, 27 de outubro de 2012

Lidando com pessoas difíceis




Indivíduos que parecem estar sempre exigindo "cuidado extra necessário" são, em geral, sorrateiros, hostis, negativos ou indiferentes às necessidades dos outros. Esses homens e mulheres causam toda sorte de problemas de relacionamento. Para sermos eficazes, precisamos entender e trabalhar com vários tipos de pessoas. "Vivamos em paz com todos." (Romanos 12.18).

Tipo 1 - O Tanque - É o tipo de pessoa agressiva e frequentemente hostil, que tenta passar por cima de todos. Para ajudar precisamos confrontar a verdade. A melhor maneira de ajudar não é brigando com a pessoa, mas também não é permitir que o tanque nos atropele.




Tipo 2 - O Cadete do Espaço - Este age como se vivesse em outro planeta. Vive em um mundo criado por ele mesmo. Aparece onde não é o seu lugar. A melhor maneira de ajudar é não permitir que interfira em nosso trabalho.





Tipo 3 - O Vulcão - Este hora está explodindo, hora está acumulando vapor para a próxima explosão. Nunca se sabe quando virá a próxima erupção. Onde quer que esteja, gera tensões. A melhor maneira de ajudar, é deixar explodir e depois tratar com gentileza. "A palavra branda desvia o furor..." (Provérbios 15.1).


Tipo 4 - O Insatisfeito - É queixoso crônico. Ele resmunga e age de modo negativo. A melhor maneira de ajudar é ensinar algo positivo, baseado em Filipenses 4.8. "Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." (Filipenses 4.8)





Tipo 5 - O Pessimista - Para qualquer coisa, o pessimista está sempre preparado para dizer: "Não pode ser feito! Não vai funcionar! Nunca foi feito antes! É impossível!" A melhor maneira de ajudar é não deixar que estes pessimistas nos influencie e nos tire a possibilidade das coisas possíveis



Tipo 6 - O Lixeiro - Este gosta de reprisar as injúrias que sofre. Alimenta a sua mágoa, só pensa negativo e faz tudo cheirar mal. Usa até a oração para lançar palavras maliciosas. A melhor maneira de ajudar é às vezes confrontá-lo com outras pessoas. Não podemos deixar que o lixeiro limite a nossa atitude e perspectiva de uma vida vitoriosa em Deus.



Tipo 7 - Compulsivo - Este é emocionalmente dependente e mimado. Força o que quer e quando quer. Tenta fazer as pessoas escravas. A melhor maneira de ajudar é sermos sérios, mas amorosos com ele, inclusive, colocando limites para que ele não venha nos explorar.





Tipo 8 - O Deficiente Emocional - Essa pessoa têm feridas emocionais tão profundas, que desenvolveu uma deficiência de relacionamento com os outros. Não consegue se relacionar e sempre põe a culpa nos outros. A melhor maneira de ajudar e tentarmos tratar e curar estas feridas, para que esta pessoa seja sarada.



Apropriemos do amor e sabedoria de Deus, enquanto descobrimos estratégias bem sucedidas para lidar com as pessoas dentro e fora da igreja, uma vez que não existe um "padrão" para membros de igreja. O amor é importante. O amor é o maior. 
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1 Coríntios 13.13). 


Até a próxima em Nome de Jesus;

Abraços;
Silberty Faria


Extraído do livro: "Liderança com Propósito." - Dale Galloway

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...