Você está aqui...

Para Orar e Adorar

segunda-feira, 11 de julho de 2011

O símbolismo espiritual da estrutura completa de uma árvore.


Uma árvore possui raiz, caule (tronco), folhas, flores e frutos. Cada uma destas partes tem sua simbologia no mundo espiritual.
Raiz - simboliza os fundamentos da fé que cada crente possui, a partir do seu novo nascimento. (Pelo fato de as raízes da árvore mergulharem no solo, e de seus galhos se elevarem para o céu, a árvore é universalmente considerada como símbolo das relações que se estabelecem entre a justiça divina e a justiça dos homens entre o céu e a terra.)
Caule - Simboliza a personalidade espiritual do crente.
(Existem muitos tipos de caule. Alguns não resistem aos ventos fortes, outros jamais se curvam diante das adversidades. Cada crente precisa crescer em Cristo a fim de se manter invulnerável diante dos ataques de Satanás).
Folha - Simboliza a palavra.
(Nossa palavra deve ser abençoadora amável e sincera. Salomão nos exorta a sermos pessoas de poucas palavras (Ec 5.2,3) ).
Flor - Simboliza a aparência do cristão.
(Esta simbologia fala de testemunho perante o mundo e a importância de nossa vida como luzeiros de Deus em meio a uma tenebrosa escuridão (Fp 2.15) ).
Fruto - Simboliza o trabalho realizado ao longo de nossos dias, as obras que executamos para Deus, para a Igreja, e para o mundo.
(Se o crente não estiver com a sua vida alicerçada na Palavra de Deus, será como uma árvore inútil, não produzirá frutos e jamais servirá para alimentar vidas).

A árvore que melhor produz frutos é aquela cujas raízes adquirem profundidade. Assim é a nossa vida! Só produziremos frutos quando estivermos enraizados na Palavra de Deus. "Assim toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis". (Mt 7.17,20)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...