Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sábado, 31 de dezembro de 2011

Ano Novo significa vida nova?


Vem chegando mais um fim de ano e a expectativa de mais um ano que vai se iniciar. 
A expectativa para o Ano Novo tem a mesma euforia do Natal. A maior expectativa é a de mudanças. Esperamos mudanças em todas as áreas, mais o que mais vemos são pedidos na área do amor, prosperidade e felicidade.

Eu acho que a maior mudança sempre acontece de dentro para fora, portanto se você espera que 2012 seja diferente é preciso que você tome atitudes e comece a agir diferente. Mudanças não acontecem por magia e sim por atitudes.

Uma das maiores dificuldades que temos é de esperar chegar o primeiro dia do ano para mudarmos e isso geralmente não funciona. Mudanças se constroem e se renovam a cada dia, e a Bíblia diz que é de glória em glória, isto é: de degrau em degrau, um passo de cada vez. 

Dois verbos que gosto muito dentro da Bíblia são: permanecer e perseverar. Se você pudesse fazer um pedido na passagem de ano com a certeza de que ele iria se realizar, o que pediria? 

Vivas ao Ano Novo que está chegando e junto com ele almeje chegar também a confraternização, o amor, a fé, a esperança, mais não se esqueça que o maior é o amor. (1 Coríntios 13.13).

Não se iluda! Trabalhe, se esforce por acontecer. As coisas não vem embrulhadas num papel de presente na sua porta. O Senhor Deus nos diz que é pelo suor do rosto que comeremos o nosso pão (Gênesis3.19). 

 Feliz 2012
 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O fim é o começo ou o começo é o fim?


Rosa vermelha Bom dia, flor do dia! Rosa vermelha

Olá, bom dia... Como é bom estar com você mais uma vez e poder dizer que você é especial, que você é importante para mim. 
Amanhece mais um dia e com ele renasce a esperança de que tudo vai dar certo. Para muitos quando chega o fim, simplesmente acabou. Para outros o fim chega bem antes; logo no início sabemos que nada vai dar certo. Mais afinal de contas, eu pergunto: "O fim é o começo ou o começo é o fim?" 

Começar de novo, já fala, já diz tudo: começar já vem do novo.

Expectativa para o fim do ano, promessas são muitas: aproveitar o ano novo, apagar tudo, tocar fogo em lembranças, buscar novas chances, esquecer de tudo, mudar tudo que parece preso dentro do coração, roupas novas, um rosto novo, corte de cabelo novo, um mundo novo, cores novas, palavras novas, buscar novidades, lavar a minha alma...

Muitas vezes queremos acreditar que nada nunca aconteceu, por isso não queremos guardar fotos e nem cartas, muito menos palavras e olhares. Melhor mesmo é guardar tudo para depois, porque construímos o futuro sobre o alicerce do passado, por isso o passado é importante. Deixe para trás as mágoas e os ressentimentos, mais de maneira nenhuma deixe para trás as velhas amizades.

Ei, flor. Tudo o que tem te incomodado são coisas que não existem mais e todos os motivos que te fazem chorar já não importam mais, já não fazem parte da sua vida, são coisas que já foram embora e o interessante é que muitas saíram sem nem mesmo dizer adeus. Não quer mais? Então guarde! Concordo que as vezes, o melhor mesmo é guardar longe, para que quando recuar, você tenha um motivo para pegar um impulso e dar um grande salto para um novo começo, para começar de novo.

Ei flor, nem tudo na vida precisa terminar para que a gente possa começar de novo.

Jesus disse em Mateus 28.20 "E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."

Tenha um excelente dia e uma excelente semana em Nome de Jesus. Diga para quem está do seu lado: Eu te Amo. Você é importante para mim! Não deixe faltar a luz de Jesus em sua vida.

Abraço pela esquerda Abraços; Abraço pela direita
Silberty.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dizer eu te amo é coisa séria

Dizer eu te amo é coisa séria

Dizer eu te amo é coisa séria

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará; porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor."
1Co13.4-13

Uns 20, 30 anos atrás, em geral nem os pais costumavam declarar com todas as letras o quanto amavam seus filhos. Amavam, sim. E muito! Mas não diziam. Apenas demonstravam, na maioria das vezes! Entre os casais, então, o tão esperado eu te amo costumava ser dito e repetido somente na fase da paixão, e olhe lá, com digamos, excessiva cautela.

Olhar nos olhos de alguém e dizer eu te amo costumava equivaler como selar um compromisso. A pessoa teria que, de fato, tornar-se responsável por quem cativou, como imortalizou Saint Exupery em seu maravilhoso livro O Pequeno Príncipe.

Mas como sabemos, as gerações se complementam, a cultura é dinâmica e os tempos mudam. Hoje, essa declaração chega a ser quase como um cumprimento diário, em muitos casos. Os adolescentes, então, esfuziantes que são, não se cansam de se declarar aos amigos, ficantes e namorados todo o amor que têm pra dar!

Há quem considere essa prática um abuso, sem sentido e sem consistência. Banalizaram os sentimentos, justificam-se os mais críticos e reservados. Em alguns casos, pode até ser, mas não apostaria nesta conclusão assim, tão precipitadamente.

Claro que tem gente que fala sem sequer imaginar como é que se sente e, principalmente, como é que se pratica o amor de verdade. Essas pessoas, sim, certamente estão desconsiderando a profundidade e responsabilidade que o amor pede. E quando é assim, concordo: é preciso um tantinho de pudor com o amor, porque é coisa séria!

Por outro lado, embora seja coisa séria, também acredito que deva ser coisa leve, gostosa, espontânea, fluida. E sendo assim, talvez não precisemos resistir tanto às declarações, embora devamos, sim e sempre, fazê-las de modo sincero e consciente, sabendo o que estamos dizendo.

Resumindo: é possível amar muito mesmo! E que bom que seja assim. Mas vale lembrar que uma declaração, quando feita em alto e bom som, toca o outro e gera nele uma expectativa (ou várias). O modo como você diz eu te amo pode ser compreendido de diversas formas, dependendo de quem ouve.

Portanto, mais do que ficar julgando a quantidade de vezes que as pessoas têm declarado seu amor, penso que o importante é sugerir uma reflexão: além das palavras, de que forma temos demonstrado amor? Temos sido pacientes e tolerantes com nossos amados? Temos ouvido o que eles dizem e nos interessado pelo que eles sentem? Temos nos disponibilizado para fazê-los felizes?

Imperfeitos que somos, certamente cometeremos erros, mesmo amando. Mas se nos tornarmos e nos mantivermos atentos agora, hoje, e durante o maior tempo que conseguirmos, talvez consigamos compreender que dizer eu te amo é como colocar um lindo laço sobre um presente. Muito bom! Mas o presente sempre é o que somos. E somos, fundamentalmente, o que fazemos, muito mais do que o que falamos. Tal qual, sabiamente, escreveu Ralph Waldo Emerson: O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz.

Este artigo foi escrito por: Dra. Rosana Braga

Se o suicídio é um pecado, por que Deus abençoou Sansão por tê-lo cometido?


JUÍZES 16:26-30 - Se o suicídio é um pecado, por que Deus abençoou Sansão por tê-lo cometido?
PROBLEMA: O suicídio é uma forma de assassinato e Deus disse: "Não matarás" (Êx 20:13). Há muitos casos de suicídio na Bíblia (veja os comentários de 1 Samuel 31:4) e nenhum deles recebeu aprovação do Deus. Contudo, Sansão cometeu suicídio com o aparente consentimento do Senhor.
SOLUÇÃO: Sansão não tirou a sua vida; ele sacrificou-se por seu povo. Há uma grande diferença. Jonas orou: “Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver" (Jn 4:3). Mas Jonas nunca tirou a sua vida. O suicídio é um ato "para si mesmo". O que Sansão fez foi entregar a sua vida pelos outros - pelo seu povo. O ato de Sansão foi um ato de suicídio tanto quanto o foi o ato de Cristo, quando este disse: "dou a minha vida" (Jo 10:15), porque "o bom pastor dá a vida pelas ovelhas" (Jo 10:11). Com efeito, "ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos" (Jo 15:13).
É claro que nem toda aparente morte "pelos outros" é realmente um ato de amor. Paulo deixou isso evidente no seu grande capítulo acerca do amor: "e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará" (1 Co 13:3). Até mesmo um mártir pode morrer sem que haja amor, mas numa obstinada entrega a uma causa centralizada na sua própria pessoa. Saul optou pela morte, dizendo: "para que porventura não venham estes incircuncisos, e me traspassem e escarneçam de mim" (1 Sm 31:4). Abimeleque procurou a morte, e disse a seu escudeiro: "mata-me, para que não se diga de mim: Mulher o matou" (Jz 9:54).
Em contraste, Sansão pediu permissão a Deus para morrer, e orou: "Morra eu com os filisteus" (Jz 16:30). Deus acedeu ao seu pedido, "e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida" (v. 30). Paulo também desejou "ser anátema, separado de Cristo, por amor de" seus irmãos (Rm 9:3). O soldado que se atira sobre uma granada para salvar a vida de seus companheiros não está tirando a sua vida, não está se suicidando; ele está dando a sua vida pelos outros. De igual modo, Cristo não cometeu suicídio, tendo ele vindo para "dar a sua vida em resgate por muitos" (Mc 10:45).
 Até a nossa próxima oportunidade em Nome de Jesus. Não deixe faltar a luz de Jesus em sua vida.
Abraços; Silberty.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Deus fica irado?



NAUM 1:2 - "O SENHOR é Deus zeloso e vingador, o SENHOR é vingador e cheio de ira; o SENHOR toma vingança contra os seus adversários e reserva indignação para os seus inimigos."

PROBLEMA: Naum declara que Deus é "vingador e cheio de ira". Com efeito, Deus freqüentemente é apresentado na Bíblia como quem fica irado (cf. Is 26:20; Jr 4:8). Ao mesmo tempo, a Bíblia recomenda aos cientes que não fiquem irados, por ser isso pecado (cf. Gl 5:20). Mas, se é pecado, como Deus pode irar-se, então?

SOLUÇÃO: A ira em si não é pecado. Depende do propósito, da natureza e/ou do objeto da ira. Até mesmo Jesus, o nosso perfeito exemplo em conduta moral, ficou irado diante do pecado (cf. Mt 23:15-36). Paulo exortou-nos: "Irai-vos, e não pequeis" (Ef 4:26).

Em resumo, devemos irar-nos diante do pecado, mas não devemos pecar em nossa ira. O problema com a ira humana, mesmo no bom sentido da ira diante do pecado, é que é fácil levá-la longe demais, de modo a pecar. Diferentemente de Deus, que é "tardio em irar-se" (Ne 9:17), com freqüência nos apressamos em nossa ira. Em resumo, temos uma ira que é boa e outra que é má:
  
A BOA IRA
A IRA MÁ

Diante do pecado

Contra o pecado
Expressa com justiça
Sendo tardio no irar-se
Feita em justiça

Diante de sofrer um pecado
Contra os pecadores
Expressa injustamente
Sendo rápido no irar-se
Feita em retaliação


Fonte:  MANUAL POPULAR de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia - 
Norman Geisler - Thomas Howe
  Pag.: 198

Abraços; Silberty



segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Gênesis 2.1 - Como o mundo pôde ser criado em seis dias?

GÊNESIS 2:1 - Como o mundo pôde ser criado em seis dias?
PROBLEMA: A Bíblia diz que Deus criou o mundo em seis dias (Êx 20:11). Mas a ciência moderna declara que isso levou bilhões de anos. As duas posições não podem ser verdadeiras.
SOLUÇÃO: Há basicamente duas maneiras para superar esta dificuldade.
Primeiro, alguns eruditos argumentam que a ciência moderna não está certa. Insistem em dizer que o universo tem apenas alguns milhares de anos e que Deus criou todas as coisas em seis dias literais (6 dias de 24 horas, ou seja, 144 horas). 
Para sustentar esta posição, eles apresentam os seguintes pontos:
1.   Cada dia do Gênesis tem "tarde e manhã" (cf. Gn 1:5,8,19,23,31), o que é próprio do dia de 24 horas na Bíblia.
2.   Os dias foram numerados (primeiro dia, segundo dia, terceiro dia etc), uma característica peculiar dos dias de 24 horas na Bíblia.
3.   Êxodo 20:11 compara os seis dias da criação com os seis dias de uma semana (literal) de trabalho de 144 horas.
4.   Há evidência científica que suporta uma idade jovem (de milhares de anos) para a Terra.
5.   Não haveria como a vida sobreviver milhões de anos do dia três (1; 11) ao dia quatro (1:14) sem lua.
Outros eruditos da Bíblia afirmam que o universo pode ter bilhões de anos, sem que com isso se esteja sacrificando um entendimento literal de Gênesis 1 e 2. Argumentam que:
1.   Os dias de Gênesis 1 podem ter tido um período de tempo antes da contagem dos dias (antes de Gênesis 1:3), ou um intervalo de tempo entre os dias. Há intervalos em outras partes da Bíblia (como em Mateus 1:8, onde três gerações são omitidas, em comparação com 1 Crônicas 3:11-14).
2.   A mesma palavra hebraica para "dia" (yom) é empregada em Gênesis 1 e 2 como um período de tempo maior que 24 horas. Por exemplo, Gênesis 2:4 faz uso desta palavra no sentido do período total da criação de seis dias.
3.   Às vezes a Bíblia emprega a palavra "dia" para longos períodos de tempo: "Um dia é como mil anos" (2 Pe 3:8; cf. SI 90:4).
4.   Há alguns indícios em Gênesis 1 e 2 de que os dias poderiam ser períodos maiores que 24 horas:
a)   No terceiro "dia" as árvores cresceram da semente à maturidade, e produziram semente        segundo a sua espécie (1:11-12). Esse processo normalmente leva meses ou anos.
b)   No sexto "dia" Adão foi criado, foi dormir, deu nome a todos os (milhares de) animais,        procurou por companhia, foi dormir, e Eva foi criada de sua costela. Tudo isso parece exigir     um tempo bem maior que 24 horas.
c)   A Bíblia diz que Deus "descansou" no sétimo dia (2:2), e que ele ainda está no seu    descanso da criação (Hb 4:4). Assim, o sétimo dia já tem tido uma duração de milhares de       anos. Dessa forma, os outros dias bem que poderiam ter tido milhares de anos também.
5.   Êxodo 20:11 pode estar fazendo simplesmente uma comparação de unidade por unidade dos dias de Gênesis com uma semana de trabalho (de 144 horas), e não uma comparação minuto a minuto.
Conclusão: Não se demonstra contradição alguma em fatos, entre Gênesis 1 e a ciência. Há apenas um conflito de interpretações. Ou os cientistas de hoje em sua maioria estão errados ao insistirem que o mundo tem bilhões de anos, ou então alguns dos intérpretes da Bíblia estão equivocados ao insistirem em dizer que foram apenas 144 horas que durou a criação, ocorrida alguns milhares de anos antes de Cristo, sem intervalos de tempo correspondentes a milhões de anos. Mas, em qualquer dos casos, não se trata de uma questão de inspiração das Escrituras, mas de sua interpretação (em relação a dados científicos).

Fonte: Manual Popular de Dúvidas, Enígmas e "Contradições" da Bíblia Norman Geisler - Thomas Howe - pág. 21
Abraços; Silberty

sábado, 10 de setembro de 2011

Dinâmica 11 para EBD - Investimentos

Preparativos: Prepare sacos de mercado com itens comestíveis, mas que não sejam de "consumo imediato", como por exemplo: um dente de alho, um chuchu, uma abobrinha, canela em pó, um pouco de fermento, um dado para caldo de carne, um saquinho de pó para gelatina incolor, etc. Todos os sacos podem conter os mesmos itens ou itens diferentes. (melhor serem os mesmos itens para não haver reclamação de algum dos grupos).
Evento: Divida o grupo em times e  entregue um saco a cada time, explicando que aquela é a sua "refeição". Os participantes devem sair e percorrer as casas de amigos, fazendo trocas para melhorar a qualidade de sua refeição. 
Regras: Não podem ir às suas próprias casas e nem fazer compras. É permitido fazer uma só troca em cada casa. Estabeleça um horário de retorno. Quando cada grupo estiver de volta, deve preparar o seu lanche e aquele que tiver feito o melhor lanche ("investimento") recebe um prêmio.
Compartilhar: Converse sobre a parábola dos talentos - Mt 25.14-30. Enfatize sobre: talentos diferentes; investimentos diferentes; mas galardão igual. Usando o trabalho e as trocas que todos fizeram. O galardão igual será o lanche compartilhado.
Finalização: Pergunte para todos e os deixe pensar: "Qual é o seu talento?"

Deus abençoe a sua vida. Até a próxima em Nome de Jesus.
Abraços; 
Silberty

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Antes e Depois do Casamento...



ANTES DO CASAMENTO:
Ele: - Finalmente. Custou tanto esperar por este momento.
Ela: - Você quer que eu vá embora? 
Ele: - Não! Nem pense nisso. 
Ela: - Você me ama? 
Ele: - Claro! Muito, muito!  
Ela: - Alguma vez você já me traiu?  
Ele: - NÃO!!! 
Ela: - Me beija... 

Ele: - Evidente! Sempre que possível! 
Ela: - Você seria capaz de me bater?









Ele: - Você está doida! Jamais!  
Ela: - Posso confiar em ti?  
Ele: - Sim. 
Ela: - Querido!









DEPOIS DO CASAMENTO...
"Ler de baixo para cima. kkkkkkkkkkk!!!!"

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Agora pedem para eu me comportar... Fala sério!


Agora pedem pra eu me comportar! Como posso me comportar se desde pequeno eu via coisas estranhas na TV!
Ø  TARZAN – corria pelado...
Ø  CINDERELA – chegava em casa meia noite...
Ø  ALADIM – era ladrão e chefiava uma quadrilha de ladrões...
Ø  BATMAN – dirigia a 320 km/h...
Ø  PINOCCHIO – mentia...
Ø SALSICHA – "Scooby-Doo" tinha voz de maconheiro, via fantasma e conversava com o cachorro...
Ø  ZÉ COLMÉIA E CATATAU – eram cleptomaníacos e roubavam cestas de pic-nic...
Ø  BRANCA DE NEVE – morava na boa com 7 homens (pequenos)...
Ø  OLÍVIA PALITO – tinha bulimia;
Ø POPEYE – fumava um matinho suspeito, e resolvia tudo só na base da pancada, e o mais interessante era militar (marinheiro)!!!
Ø  PAC MAN – corria em uma sala escura com musica eletrônica comendo pílulas que o deixavam ligadão;
Ø  SUPER HOMEM – loção... colocava cueca por cima da calça;
Ø  MARGARIDA – namorava o Pato Donald e saía com o Gastão;
Ø  HOBIN HOOD – era ladrão e chefe de quadrilha. Quando roubava a desculpa dele era que só roubava dos ricos para dar aos pobres. Se for assim pode?
Ø  Etc.

Olha os exemplos que eu tive! Agora é tarde demais!

Agora pedem pra eu me comportar?!?!?!
Fala sério!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dinâmica 10 para EBD - Estoura Balão

Material Necessário: Bexigas e um rolo de barbante.


Procedimento: Encha as bexigas e amarre-as nos dois tornozelos dos participantes. Dado um sinal, o alvo de cada pessoa é estourar as bexigas das demais e sobreviver com as suas. Não é permitido usar as mãos e nem empurrar uns aos outros. Verifique que todos estejam ativamente procurando estourar bexigas e não só empenhados em se defenderem; quem passar determinado tempo sem estourar uma bexiga deve ser eliminado. Vence a última pessoa que conseguir salvar pelo menos uma de suas bexigas.


Alvos a serem alcançados: Aprendemos com esta brincadeira a coordenação motora, auto-controle, perseverança, visão, senso de defesa e ataque, vigilância e principalmente trabalhar no meio de um grupo e ser participativo com ele.


Deus abençoe a sua vida querido(a) professor(a);
Até a próxima em Nome de Jesus;
Abraços;
Silberty

sábado, 20 de agosto de 2011

Dinâmica 9 para EBD - Coral Afinado

Material Necessário: Papel e Lápis ou Quadro e Giz ou Quadro e Pincel.

Procedimento: Divida o grupo em times. Cada time deve escolher uma pessoa que vai receber um bilhete com o nome de uma música (pode ser um cântico, hino, canção popular, canção infantil, etc.), igual para todos. Imediatamente ela deve começar a desenhar algo que leve as demais a identificarem a música. Não é permitido escrever, falar ou fazer sinais. Assim que os integrantes de um time julgarem ter descoberto de que música se trata, devem começar a cantar. O primeiro time que cantar a música certa é o vencedor.

Observação: Lembre-se querido(a) professor(a), que o Espírito Santo gosta de ordem e decência, não deixe a brincadeira fugir ao controle e esteja atento para que a brincadeira não venha virar disputa com características ofensivas.

Até a próxima em nome de Jesus. 
Abraços; Silberty

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Comparando o crente com as árvores.


O crente deve ser uma árvore plantada pelo Senhor (Mt 15.13).
(Nossa salvação não é uma obra realizada por mãos humanas, mas pela vontade, sabedoria e poder    poder do Senhor. Nós nascemos espiritualmente porque o Senhor lançou a semente de Sua Palavra dentro de cada um de nós (1Pe 1.23). A Bíblia apresenta Deus como o grande Agricultor do Universo. Jesus é o principal de todos os semeadores (Mt 13).
O crente é uma árvore plantada junto a ribeiros de águas.
Símbolo da Palavra de Deus e do Espírito Santo. ele deve ser plantado na casa do Senhor (Sl 27.4). Essa árvore deve ser regada pelo próprio Deus. os homens não escalam as montanhas para regar os cedros. como declarou Spurgeon, "eles subsistem nas altas rochas não irrigadas pelo homem; e nosso Pai Celeste supre as suas necessidades. O orvalho do céu é a sua porção, e o Deus do céu o seu manancial".
O crente, como as árvores, devem ser cheios de vigor, em qualquer estação.
Isto é possível quando são guiados pelo Espírito de Deus (Is 40.31; Rm 8.14).
O crente como tronco deve ser útil.
O tronco das árvores é utilizado como madeira para a fabricação de obras excelentes. Assim, cada crente também deve preparar-se para a realização de excelentes obras na Casa e no /Reino de Deus (Mt 5.16; Ef 2.10; Tt 2.7,14; Hb 10.24).

Nossa responsabilidade é muito grande como "árvores espirituais". Que honremos nossa posição, cumpramos nossa tarefa e glorifiquemos o Pai Celestial.

Que nunca sejamos crentes inúteis.
Até a próxima em Nome de Jesus!

O Crente comparado à Videira e ao Cedro do Líbano


Como lemos no Salmo 128.3: "Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa."
Para que o cristão seja como uma videira frutífera é necessário que esteja ligado ao tronco a fim de receber a seiva que vivifica. O Senhor Jesus declarou que Ele é a videira verdadeira e nós somos os ramos e também declarou que sem Ele não podemos fazer nada. (Jo 15.1-6).
Finalmente, o crente é comparado ao Cedro do Líbano, uma árvore mencionada várias vezes na Escritura e que, secularmente, tem sido considerado como representação de força e da imortalidade. Nos tempos bíblicos, era costume em Israel celebrar-se o nascimento de uma criança do sexo masculino plantando um cedro.

O símbolismo espiritual da estrutura completa de uma árvore.


Uma árvore possui raiz, caule (tronco), folhas, flores e frutos. Cada uma destas partes tem sua simbologia no mundo espiritual.
Raiz - simboliza os fundamentos da fé que cada crente possui, a partir do seu novo nascimento. (Pelo fato de as raízes da árvore mergulharem no solo, e de seus galhos se elevarem para o céu, a árvore é universalmente considerada como símbolo das relações que se estabelecem entre a justiça divina e a justiça dos homens entre o céu e a terra.)
Caule - Simboliza a personalidade espiritual do crente.
(Existem muitos tipos de caule. Alguns não resistem aos ventos fortes, outros jamais se curvam diante das adversidades. Cada crente precisa crescer em Cristo a fim de se manter invulnerável diante dos ataques de Satanás).
Folha - Simboliza a palavra.
(Nossa palavra deve ser abençoadora amável e sincera. Salomão nos exorta a sermos pessoas de poucas palavras (Ec 5.2,3) ).
Flor - Simboliza a aparência do cristão.
(Esta simbologia fala de testemunho perante o mundo e a importância de nossa vida como luzeiros de Deus em meio a uma tenebrosa escuridão (Fp 2.15) ).
Fruto - Simboliza o trabalho realizado ao longo de nossos dias, as obras que executamos para Deus, para a Igreja, e para o mundo.
(Se o crente não estiver com a sua vida alicerçada na Palavra de Deus, será como uma árvore inútil, não produzirá frutos e jamais servirá para alimentar vidas).

A árvore que melhor produz frutos é aquela cujas raízes adquirem profundidade. Assim é a nossa vida! Só produziremos frutos quando estivermos enraizados na Palavra de Deus. "Assim toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis". (Mt 7.17,20)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...