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Para Orar e Adorar

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dinâmica 20 para EBD - Fazendo o papel.

"O drama de se viver um personagem é que às vezes deixamos sair e representamos verdadeiramente o nosso eu interior." (Silberty Faria)
Pra que mentir se eu posso dramatizar? (Silberty Faria)

É lindo quando temos a oportunidade de transportar a história para a vida real. É muito importante inserir dentro de uma sala a dramatização, a inversão de papéis, a defesa da história... 
Escola Bíblica Dominical é um excelente lugar onde podemos extravasar nosso sentimento e o nosso entendimento a respeito da história, particularmente é um dos recursos que eu mais gosto de usar dentro de uma sala de aula. 
Tenho percebido pela experiência que os meus alunos saem mais entusiasmados, convictos e felizes quando uso este recurso.

Objetivos: Nesta atividade, os alunos terão oportunidade de explorar seus sentimentos e atitudes envolvidas numa história e também lutar com "a vida real", ao tentar resolver um problema ou dilema. Você querido(a) professor deve "preparar o palco" para que todos entendam a situação ou cena de fundo da história bíblica que você queria explorar, para isso é necessário que você se prepare bem e tenha completo domínio e conhecimento da história a ser contada ou lida.

Desenvolvimento: Escolha dois ou três "atores" que, sem ensaio, farão o papel dos vários personagens envolvidos na cena. (Pode dar alguns minutos para eles se prepararem para combinar alguns detalhes simples entre si. Você professor(a), precisa verificar que cada um entenda exatamente o papel que vão desempenhar). Os "atores" devem fazer o papel, assumindo a personalidade, sentindo as emoções, dramatizando as reações das pessoas envolvidas. Esta dinâmica ajuda muito a classe a vivenciar os eventos da história, pois os alunos vão gravar a história assimilando com a cena protagonizada pelos "atores" é como se fosse um recurso áudio-visual, mais só que ao vivo.
O mini drama deve continuar por um a cinco minutos. Você professor(a), deve interrompê-lo quando o ponto principal já foi feito e as emoções ainda continuam fortes. Não deve esperar demais depois do clímax da apresentação para fazer a ponte para o objetivo principal do ensino.
Na dramatização bíblica vale quase tudo, só não vale inserir ações e palavras que nos tirem do contexto bíblico e do testemunho, não podemos esquecer que somos nascidos de novo.

Exemplos de situações próprias para "fazer o papel": 
  • Maria explicando para seus pais que está grávida.
  • O filho pródigo com seu pai e irmão mais velho um dia depois da festa da volta dele.
  • Zaqueu explicando a seus familiares porque está dando dinheiro aos pobres.
  • Um jovem tentando compartilhar o Evangelho aos seus colegas no time de futebol.
  • Um funcionário cujo chefe pediu que ele mentisse ao telefone.
  • Lázaro explicando para as visitas durante o almoço a situação vivida por ele um dia antes quando se encontrava morto e fora ressuscitado por Jesus.
  • Etc... Use a criatividade, peça ao Espírito Santo para lhe dar, e Ele dá.
Finalização: No final, deve haver um discussão com a classe sobre as descobertas feitas, as emoções sentidas, e as lições aprendidas. Pode "entrevistar" os próprios atores, perguntando o que sentiram e porque agiram daquela maneira.

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria.

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