Você está aqui...

Para Orar e Adorar

domingo, 11 de maio de 2014

Dinâmica 19 para EBD - O que está errado? - Técnicas de Memorização

Certa vez alguém observou que o Verbo de Deus se fez carne..., mas os professores a fizeram um verbo outra vez. Esse é o perigo ocupacional de nós, professores. Com o passar do tempo, tendemos a complicar as coisas, tornando-as menos e menos concretas e mais e mais abstratas.
Martinho Lutero comentou: "O povo é mais facilmente cativado por analogias e exemplos, do que por disputas difíceis e sutis. Eles prefeririam ver um quadro bem pintado do que ler um livro bem escrito." (Martinho Lutero, citado em Wiersbe, p. 158).

O que está errado, é uma técnica usada para memorização e pode ser usada em todas as classes dos pequenos aos adultos. Nasceu para ajudar as pessoas a gravarem melhor os textos bíblicos apresentados e a ficarem atentas às histórias apresentadas, dando mais interesse aos alunos em se apegarem aos detalhes, que às vezes passam sem serem notados.

Mesmo que você tenha uma vasta coleção de livros de histórias, em pouco tempo todos os seus alunos já vão estar se familiarizando com os textos apresentados e decorando todos. Quando isso acontece há um desinteresse porque a aula e também as histórias se tornam rotineiras. Já deve ter acontecido com você que ao dar uma aula parece que seus alunos querem tomar o seu lugar porque conhecem a história já decorada e muitos deles "atropelam" a sua fala. Isso acontece realmente porque a já existe uma presença maciça de informações bíblicas e eles como " já sabem tudo", perdem facilmente o interesse, pois não encontram novidades no ensino que vão receber.

Foi pensando nisso que nasceu essa técnica que hoje é usada por até alguns pastores mais dinâmicos na hora de lerem a Bíblia nos púlpitos de suas igrejas.

Objetivos: Prender mais a tenção dos alunos durante a leitura dos textos Bíblicos, levando eles a memorizarem mais os textos.

Desenvolvimento: Substitua alguns detalhes ou nomes da história por outros, errados, pode ser na hora da leitura ou no momento que você estiver explanando o texto ou a aula. Ao fazer isso sempre vai despontar o interesse de alguém para te corrigir e quando te corrigir você pode sustentar por um pouco de tempo o "seu erro", e pedir alguém para conferir o texto na Bíblia. Desafie seus alunos a ficarem atentos para que eles descubram onde você está errando eles adoram isso. 
A ordem é a seguinte: Incentive os seus alunos a descobrirem onde você está errando e premie os que acertarem com balas. Aqui vale um conselho de experiência. A minha classe melhorou muito a memorização de versículos depois desta dinâmica. Como a EBD geralmente é só um dia na semana, então podemos repetir várias vezes esta dinâmica, pois ela só vai ajudar.

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;


Silberty Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...