No Antigo Testamento, a palavra hebraica usada para os escritores sagrados se referirem à graça é chen, da raiz primitiva chanan, ser gracioso, misericordioso, mostrar favor.
No Novo Testamento, o termo grego para graça é charis, do verbo chairo, estar contente, satisfeito; daí a ideia de graça como algo que proporciona alegria, prazer, tanto em quem, de vontade, concede um benefício a outrem, como em quem é favorecido. Sendo assim, teologicamente graça é o favor imerecido, benevolente, espontâneo, amoroso de Deus em favor dos homens.
É uma manifestação do caráter amoroso de Deus a favor do ser humano sem que este tenha feito algo para merecer.
É algo que brota espontaneamente do coração benevolente do único e verdadeiro Deus, que é Criador e Pai, e dispôs-se a favorecer, abençoar o homem com o dom da vida, tudo o que este necessita para sobreviver e, mais especificamente, com revelação da verdade que o leva à salvação, à vida eterna e todas as bênçãos relativas.
De acordo com o Léxico Grego de Strong, graça diz respeito à "bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs".
Tendo em vista esse conceito, muitas vezes, quando se fala de graça, logo vem à mente Jesus. Isto porque, de fato, Ele é a expressão máxima da graça, do favor de Deus ao homem, à medida que o verbo divino se fez carne e habitou no meio de nós, tanto para nos revelar o amor e o caráter do Pai, como para expiar o nosso pecado e salvar-nos da perdição eterna, religando-nos ao Criador e concedendo-nos vida eterna.
O autor da Carta ao Hebreus observou que: "Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo. Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,". (Hebreus 1.1-3)
Jesus é a expressa imagem da pessoa de Deus, é o resplendor da sua glória.
Até a próxima em nome de Jesus;
Bjss;
Silberty Faria.
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