Você está aqui...

Para Orar e Adorar

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dinâmica -1 para EBD.

SALADA  DE  FRUTAS
Traga muitas frutas diferentes. Distribua entre os participantes.  Deixe e incentive para que cada um fale sobre as características delas: "cor, sabor, casca, caroço, valor nutritivo, cheiro, tamanho, elas servem para alimentar, são saborosas," etc.
Professor: Crie um pensamento de reflexão na classe: "Deus criou os alimentos, e criou o homem também, cada um com características inigualáveis."
Interatividade: 
1 - Qual fruta que você acha que você é? (Peça a eles para falarem um pouquinho de suas qualidades: jeito de ser, vontades, etc., comparando ao sabor gostoso da fruta que eles gostariam de ser). 
2 - Qual fruta que você acha que você não é? (Peça a eles para falarem um pouquinho de seus defeitos: jeito de ser, vontades, manias, etc., comparando ao sabor ruim da fruta que eles não gostariam de ser).
Observação: as duas perguntas devem ser feitas a todos os participantes. Professor, cuidado para não tentar ajudar a pessoa, deixe que a espontaneidade tome conta da turma, não se comprometa. 
Professor: Crie outro pensamento de reflexão na classe: "Deus criou tudo com um propósito; as frutas foram criadas para alimento, para enfeitar as árvores e o homem para amar as pessoas, a Deus, etc., a fruta que você não gosta e se identificou que não queira ser, é a preferida do outro, que se identificou com ela."
Professor: Diga para a classe - Gostaria de comentar com vocês algumas normas que precisamos respeitar:
- Devemos respeitar a todas as pessoas, velhos, crianças, etc.;
- Devemos controlar nossas reações agressivas, evitando ser sem educação e até mesmo irônicos;
- Devemos ajudar uns aos outros: orando, conversando, dando um presente;
- Devemos aproveitar os momentos de nossas vidas para conhecer pessoas e fazer amigos;
- Devemos evitar sermos mal-humorado.
Finalização: Professor:
- Nós agora vamos fazer uma salada de frutas comparando essa salada com o relacionamento humano: Todos nós somos diferentes, mas podemos nos completar e formar uma deliciosa salada de frutas.
(Enfatizar que para compor a deliciosa salada de frutas foi preciso usar as frutas que você gostava e não gostava.)
Observação: Pode-se acrescentar à salada um sorvete ou refrigerante ou suco e usar o simbolismo da unção de Deus, a presença de Deus, do Espírito Santo, etc, completando a salada e dando um sabor especial.
Professor, lembre-se bem de sua responsabilidade para ensinar e moldar o caráter de seus alunos sejam eles de qualquer faixa etária. A Bíblia diz: Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão. (Lc 12.48 b).
Deus o abençoe.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...