Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sábado, 26 de setembro de 2015

Dinâmica 24 para EBD - Brincadeiras para crianças EBD


Essas brincadeiras podem ser usadas na forma de dinâmicas, tendo relação com alguma aula dada, ou podem ser usadas em gincanas ou podem ser usadas numa simples competição uma a cada aula, para tornar as aulas dos pequenos mais atrativas, se bem que eu já usei até na sala de adultos e a receptividade foi muito boa.


1) Varal de Balões.
Fazer dois varais com balões cheios. Escolha 2 participantes, sendo 1 de cada equipe, posiciona-se os participantes com seus olhos vendados, com um material em sua mão para estourar o balão, quem estourar mais balões, ou estourar todos em menor tempo, será o vencedor.

2) Corrida da colher com (laranja ou batata para dificultar a brincadeira), ou pode ser usados limões ou outra fruta menor para ter mais facilidade).
Pegar uma certa quantidade de participantes, a critério do Professor(a), de cada equipe para realização da prova. Com a colher na boca e com a fruta em cima, mãos pra trás, inicia-se a corrida. Ganha o grupo que realizar a prova sem derrubar a laranja.

3) Sentando no balão.
Mesmo procedimento, certa quantidade de participantes de cada equipe. Cada um tem seu balão cheio nas mãos, corre até a cadeira e senta em cima do balão até que estoure, volte para o lugar e próximo competidor corre e faz a mesma coisa. Ganha a equipe que sentar e estourar todos os balões.

4) Corrida de Saco.
Essa é muito conhecida. Arrume sacos grandes de linhagem ou saco de milho ou ração vazio. Escolhe-se a quantidade de participantes das equipes, cada um entra dentro do saco e realizam a corrida.

5) Colocando o rabo do Burrinho.
Essa é bem divertida, Separe alguns integrantes das equipes. Faça um desenho grande ou arrume uma figura grande de um burro sem rabo. Após isso fixar este desenho ou gravura numa chapa de isopor de 5 ou 10 mm e pendurar ou colar numa parede ou no quadro da sala, coloque-o de frente para a platéia. O participante da equipe que vai participar deve estar com os olhos vendados e com o rabo do burrinho nas mãos. Dê a ordem para começar e o participante deve ir andando e colocar o rabo no burro. Ganha aquele que conseguir colocar o rabo no lugar certo ou ao menos chegar mais perto.

6) Dança da cadeira.
Coloca-se algumas cadeiras em forma de círculo de costa umas para as outras. Separe alguns integrantes das equipes de forma que seja uma participante a mais do que o número de cadeiras. Com uma música inicia-se a brincadeira e os participantes devem andar ou correr em volta das cadeiras com as mãos para trás, pare a música e os integrantes devem sentar nas cadeiras e é lógico que vai ficar alguém sem sentar. Quem ficar sem sentar está fora da brincadeira e quando ele sair tire mais uma cadeira e repita a brincadeira até sobrar só uma pessoa sentada. Ganha a brincadeira a pessoas ou a equipe que ele representa.

7) Bala na Farinha.
Essa é muito boa, muito divertida. Esconda uma bala num prato de farinha de trigo (deve-se usar 2 pratos para divisão das equipes). Os participantes deverão encontrar a bala com a boca e sem usar as mãos. Ganha a equipe que encontrar primeiro as balas.

8) Descobrindo a Placa.
Separar uma dupla de adversários, e colocar em suas costas uma placa com uma palavra referente a história contada, por exemplo a história de Daniel. Escolhe a palavra tipo LEÕES, e escreva na placa de frente um para o outro. Cada um deve descobrir o que está escrito, sem deixar o adversário ver o seu. Ganha quem descobrir primeiro.

9) Garrafas que somem.
Esta também é muito divertida, porem, deve-se escolher os integrantes que nunca tenham visto essa brincadeira. Pegue 5 a 6 garrafas pets vazias, coloca uma atrás da outra deixando mais ou menos um espaço de 90 cm cada uma da outra. Pegue os integrantes os conduza para um lugar onde não verá a realização da prova. Chame um de cada vez, com os olhos abertos, faz com que o participante ande, dando passos largos para pular a garrafa uma a uma, depois venda-se os olhos, tira as garrafas discretamente para que ele não perceba e faz ele andar pensando ter as garrafas, será muito engraçado vê-lo pulando sem ter o que pular, mas o objetivo é descontrair o público. Ambas as equipes vencem.

10) Varal de versículos.                        
Dois varais de fio de barbante. Escolha um participante de cada equipe. Leia um versículo (não muito grande para não confundi-los), e numa caixa estará palavra por palavra do versículo escrito numa folha de sulfite em forma de roupa, e outras palavras para complicar, Dê a ordem para iniciar ganha aquele que montar o versículo completo no varal, sem derrubar as peças.

Até a próxima em nome de Jesus.

Abraços;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...