Você está aqui...

Para Orar e Adorar

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Provando a existência de Deus.

Muitas pessoas novas na fé ou até mesmo quem já está a muito tempo praticando a fé têm sido questionadas por pessoas a respeito da existência de Deus. A maioria destas pessoas se perguntam: Como devo responder a respeito da existência de Deus? A intenção deste texto é dar uma base de posicionamento e não fazer debates teológicos sobre a existência de Deus.


É compreendido a preocupação de muitos, mais é bom alertar que um princípio básico é: Deus não precisa provar que existe, Ele simplesmente é, acreditem ou não.
Porém necessitamos de uma resposta para nos posicionar-nos, por isso quero reportar-me a um texto em Isaías 45.5-7, no qual o próprio Deus atesta a Sua existência. "Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces. Para que se saiba, até ao nascente do sol e até ao poente, que além de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas."
Como está escrito, Deus é único e exclusivo, e, como Criador do universo, somente Ele tem autoridade para declarar que "Ele é o Senhor, e não há outro".
Em Romanos 1.19,20, o apóstolo Paulo afirma que a grandeza de Deus, as coisas inexplicáveis realizadas por Ele, como a natureza e o ser humano, são a prova de que existe Deus. "porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;" (Rm 1.19,20)
Por isso, aquele que chegar diante do Senhor e se desculpar, dizendo que Ele não se revelou, ouvirá dele mesmo: "Eu deixei a humanidade e a natureza como prova da minha existência."
Como pode um homem, que por qualquer coisa fica doente ou perece, querer saber tudo sobre Deus? Como alguém limitado a tempo, espaço e circunstância pode querer entender sobre um ser eterno? Deus se manifesta para provar quem Ele é a corações sedentos, que desejam conhecer a verdade, que têm fé e creem que existe algo maior, jamais para atender a caprichos humanos.
O universo é extremamente complexo, mas possui muitas leis e princípios que determinam o seu funcionamento. Contudo, há pessoas que, simplesmente, afirmam que tudo isso é obra do acaso. Como questionar a existência e a grandeza de um Deus que criou o homem com trilhões de células e características tão distintas?
Em 1 Co 13.9-12, o apóstolo Paulo diz que nós temos um entendimento parcial sobre o mundo de Deus, mas, quando Cristo se manifestar, e todos nós formos arrebatados, receberemos um corpo glorificado e iremos entender tudo sobre Deus. "porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos. Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino. Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido." (1 Co 13.9-12)
No Salmo 139, o salmista, ao falar sobre onipotência, onipresença e onisciência de Deus, começa a questionar e a tentar explicar os atributos da divindade. Porém, ao perceber que não tem resposta ele declara no versículo 6: "Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir."
Existem outras coisas que poderíamos falar acerca da existência de Deus, mas, para aqueles que perguntam sobre Ele, a receita é: entreguem a sua vida a Cristo e aceitem Jesus como único Salvador, porque quando a Igreja for arrebatada, teremos um corpo semelhante ao de Cristo, chegaremos à plenitude do Deus a quem nós servimos.

Adaptado do texto de Silas Malafaia, Revista Fiel, Ano 11, nº 121, pág 9

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...