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Para Orar e Adorar

sábado, 29 de maio de 2010

Os Nomes de Deus

John Davis disse: "Conhecer o nome de Deus é testemunhar as manifestações dos seus atributos e aprender o significado que o nome expressa".
A primeira frase que uma criança judia aprende é o Shemá Israel que se encontra em Dt 6.3. Elas aprendem a dizer: "Shemá Israel, Hashem Elohenú, Hashem Ehad", que quer dizer: "Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus, o Eterno é um".
A primeira frase das crianças será pronunciar o Nome de Deus e esta também é a última frase dita por um judeu antes de morrer.
Porque conhecer os Nomes de Deus? Os nomes de Deus carregam significado e revelação. Há conhecimento particular e pessoal de Deus na revelação de Seu Nome. Há uma aproximação íntima do homem quando seu nome é conhecido e aproximado. São recheados de atributos divinos.
"Torre forte é o nome do Senhor". (Pv 18.10). Conhecer os nomes de Deus é entender com o espírito e não com a alma. É um grande recurso negligenciado pela Igreja. Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecê-lo. "Porque a Mim se apegou com amor Eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo porque conhece o meu nome". (Sl 91.14).
A coragem de Davi contra Golias foi o conhecer e entender tudo o que o Nome de Deus expressa. (1 Sm 17.45).
Os nomes de Deus no Antigo Testamento são:
  • PALAR - Senhor Libertador. (Sl 18.2);
  • ELOHIM - é Deus vivo. Deus criador (Gn 2.4; Dt 5.36). Ele não é uma estátua (Sl 115). Elohim é plural de EL que significa força e poder. (Gn 1.1). Elohim indica plural, mostra a triunidade de Deus trabalhando a nosso favor. Gn 1.1 "No princípio criou Elohim o céu a terra.";
  • YASHA - Senhor Salvador. (Is 43.3). Não importa a situação a vitória é segura: (Dn 3.11, 27-29; Dn 6.27-28);
  • SHAPHAR - Juiz (Gn 18.25);
  • EL ELIOM - Deus altíssimo (Gn 14.19; Nm 24.16; Sl 7.17; Sl 18.13). Sempre que falamos em Deus Altíssimo, isso nos leva à adoração. A adoração cura, liberta, traz unção de alegria, etc;
  • JEOVÁ OU IAVÉ - é a combinação de YHWH mais as vogais de Adonai (meu Senhor). Esta foi uma forma para poder pronunciar sem temor (pois era uma corruptela do nome). Antes cada vez que apareciam as consoantes, eles diziam: Adonai. Este nome pessoal era usado pelos Hebreus, tem se crido significar "auto-existente" ou "Eu Sou" como se revela a Moisés (Ex 3.14);
  • KADOSH - O Santo de Israel (Jr 15.19);
  • MAOR - doador de luz (Gn 1.16);
  • ABA - Pai (Sl 39.26; Rm 8.15);
  • GAAL - Redentor (Jó 19.25);
  • EYALUTH - força (Sl 22.29);
  • EL SHADDAI - Deus todo poderoso (Gn 17.1). Aquele que é mais do que suficiente. EL significa poder;
  • EL ROI - Deus que vê. (Gn 16.13);
  • TSADDIA - Justo (Sl 7.9);
  • JEOVÁ TSIDKENU - nossa justiça (Jr 23.6);
  • JEOVÁ ELOHIM SABAOTH ou JEOVÁ SABAOTH - Senhor Deus dos Exércitos (Jr 11.20). Ele é que mobiliza todos os anjos e cavalos em nosso favor (Sl 103 e Sl 44);
  • EL OLAM - Deus da Eternidade, Deus do Universo (Gn 21.33);
  • JEOVÁ JIRÉ - O Senhor que provê (Gn 22.8, 22.14). Ele provê tudo o que necessitamos: provê o nosso livramento (1 Co 10.13), provê fartura em tempo de fome (Gn 26);
  • JEOVÁ NISSI - Minha bandeira (Ex 17.15);
  • JEOVÁ SHALOM - o Senhor é paz (Jz 6.24);
  • JEOVÁ KAINNA - o Senhor Zelozo (Ex 20.5, 34.14);
  • JEOVÁ SHEMMA - o Senhor está ali; Deus presente (Ez 48.35);
  • EMANUEL - Deus conosco (Is 7.14; Mt 1.23);
  • JEOVÁ ROHI ou JEOVÁ RA'AH - o Senhor meu Pastor (Sl 23.1);
  • JEOVÁ RAPHA OU JEOVÁ RAFÁ - o Senhor que sara, que cura (Ex 15.26);
  • YESHUA - salvação;
  • YESHUA HAMASHIAH - Jesus O Enviado, o salvador;
  • JEOVÁ ELOAI - o Senhor meu Deus (Js 7.7-8);
  • EL ELOE ISRAEL - o Deus Pessoal de Israel (Gn 33.18-20);
  • JEOVÁ ELOHENU - o Senhor Nosso Deus (Dt 2.33,36);
Os nomes de Deus no Novo Testamento são:
  • THEOS - equivale a EL, ELOHIM e ELYOM. É mais aplicado a Deus (Mc 5.7; Lc 1.32,35; At 7.48, 16.17; Hb 7.1);
  • KYRIOS - designa Deus como Senhor, o Possuidor, o Poderoso. É empregado ao Deus Pai como também ao Filho (Fp 2.11);
  • PATER - é empregado a Deus mesmo nas religiões pagãs. O nome PATER  já é encontrado na Septuaginta (grego) para designar a relação de Deus com Israel (Dt 32.6; Sl 103.13; Is 63.16, 64.8; Jr 3.4, 19) e mais freqüentemente no Novo Testamento (Mt 5.48, 6.6, 6.9, 7.11; Jo 1.14, 2.16, 3.35, 4.24).




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