Você está aqui...

Para Orar e Adorar

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dinâmica 16 para EBD - Valorizando os Dons Espirituais

Dons Espirituais - Por: Silberty Faria

Objetivos: Levar o aluno a sentir-se valorizado ao saber que seus colegas e amigos acreditam nele; e também aumentar seu nível de confiança e auto-estima.

Desenvolvimento: O coordenador ou professor pede que cada aluno venha a frente e os outros alunos por ordem determinada, darão as suas opiniões de qual dom o colega tem.
Cuidados: É expressamente proibido brincadeiras que venham a denegrir ou fazer chacota do colega.

NOTA:  É bom que haja uma leitura e uma explicação sobre os Dons Espirituais. Pois muitos valorizam apenas os dons e se esquecem dos frutos e outros muitos só se preocupam com os frutos e se esquecem dos dons. Ambos precisam andar juntos.

Palavra de Deus:  (1 Cor 12.1-11)

Caro professor(a). É interessante você se preparar bem para esta dinâmica, uma vez que ela depende muito de sua sensibilidade e conhecimento sobre Dons Espirituais, Frutos do Espírito e Talentos. Enfatize bem a parte de que é preciso buscar a valorização do ser humano, pois muitos tem até medo de fazer algo na igreja por não serem valorizados. Termine esta dinâmica enfatizando que o maior é Deus, é o Espírito Santo. (Não a nós, Senhor, não a nós... Salmo 115.1a). 

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Por que conhecer o nome de Deus?


72 Nomes de Deus na Cabala Judaica
  • Os nomes carregam significado e revelação;
  • Há conhecimento particular e pessoal de Deus na revelação de Seu nome;
  • Há uma aproximação íntima do homem quando o nome de Deus é pronunciado;
  • São recheados de atributos divinos;
  • Conhecer os nomes de Deus é entender com o espírito e não com a alma. "é uma grande recurso negligenciado pela Igreja". 
  • Deus se agrada quando nos inclinamos para conhecê-lo.
Jeová - é a COMBINAÇÃO DE "YHWH" mais as vogais de Adonai (meu Senhor), esta foi uma forma para poder pronunciar sem temor, pois era uma corruptela do nome, antes cada voz que apareciam as consoantes eles diziam: Adonai

Corruptela - é a deformação de palavras, originada pela má compreensão audição e posterior reprodução, ou ainda de forma proposital, como forma de eufemismo (figura de estilo que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Ex.: Você faltou com a verdade; em lugar de:  você mentiu). Ele entregou a alma a Deus = Ele morreu. Para uma expressão considerada inapropriada ou de baixo calão. De certa forma comum na lingua portuguesa, muitos vocábulos e palavras formaram-se a partir de corruptelas. Ex.: o pronome 'você' originado de 'vossa mercê'.

Em Êxodo 6.3 é a primeira vez que Deus se revela com este nome redentivo, depois Ele se apresentará diversas vezes com Jeová ligado a algum outro nome para se revelar aos seus filhos.

Na Amplified Bible 6.3 "Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como El Shadai; mas pelo meu nome Iaweh (Jeová, o nome redentivo) não lhes fui conhecido (em feitos e grandes milagres).

Para não usar Jeová, o nome sagrado de Deus, os judeus quando querem se referir a este nome dizem:
Adonai  (em hebraico: מר), significando: Senhor ou meu Senhor, ou meus Senhores.
HaShem (do hebraico השם), significando ''O Nome''.
Hakadosh BarukHu (do hebraico ברוך קדוש), significando O Santo, Bendito Seja.
Ribono Shel Olam (do hebraico ריבונו של העולם), significando Senhor do Universo ou Mestre do Universo.

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...