Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Dinâmica 23 para EBD - Bússola para o meu caminho


Objetivos: A proposta desta dinâmica não é valorizar a competição e nem levar alguém a se sobrepor sobre os demais. A proposta é incentivar a leitura e incentivar os alunos a conhecer a Bíblia.  

Material Necessário: Bíblia na mão de todos os alunos. Uma caixa de chocolate Biz.

Desenvolvimento: Localizar na Bíblia: 
  • O 18º livro da Bíblia (Jó)
  • O único livro que começa com “Z” (Zacarias)
  • 2 livros que começam com “H” (Habacuque e Hebreus)
  • 2 livros que começam com “G” (Gênesis e Gálatas)
  • 2 livros que são o nome de um povo (Hebreus e Romanos)
  • Livro cujo título é triste (Lamentações)
  • Livro cujo título tem somente 2 letras (Jó).
Finalização: Presentear quem mais acertou com 01 biz. E como a proposta desta dinâmica não é visar a competição, então todos os outros alunos ganharão também um biz e antes de todos comerem trabalhe o texto de Salmos 119.105 com eles "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos." 

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dinâmica 22 para EBD - Simplesmente uma questão de ótica


Todos nós temos problemas e dificuldades e é interessante que você professor e professora, tenha mais sensibilidade em observar seus alunos principalmente se estes forem crianças, pré-adolescentes ou adolescentes, pois estes também tem problemas e lutas diárias. Meu pastor tem falado nestes dias sobre gratidão, então resolvi postar aqui uma dinâmica que fala sobre isso para ajudar você a ministrar esta questão tão importante para todos nós.

Objetivos: Refletir sobre a vida, sobre a gratidão, sobre a visão que temos e fazemos de nós mesmos e do nosso próximo. 

Material Necessário: Uma folha de papel branca com um ponto pequeno e escuro ou uma mancha pequena e escura, bem no centro da folha.

Desenvolvimento: Mostrar aos seus alunos a folha com o ponto ou macha escura no centro. Deve-se dar um minuto e dizer que é para visualização, percepção e reflexão do que você está mostrando. Depois de um minuto de observação silenciosa, peça aos seus alunos que se expressem descrevendo o que viram. Provavelmente a maioria irá falar que viu um ponto escuro. Neste momento é necessário que você querido(a) professor(a), se manifeste dizendo que geralmente nos focamos apenas nos aspectos negativos dos acontecimentos e no pecado (nosso e dos outros). É preciso lembrar aos alunos que é muito comum esquecermos do lado luminoso, do lado branco, da presença de Deus que é maior sempre (baseado no que você desenhou na folha). Se o ponto ou mancha escura é o problema ou o pecado, todo o restante da folha é a presença de Deus na nossa vida.

Finalização: É importante que o professor e ou professora estejam atentos a não deixem passar desapercebido qualquer manifestação, pois creio que neste momento da aula, muitos farão uma reflexão de alguma coisa e muitas coisas que possam estar acontecendo. Leia a Bíblia com eles, cite e reflita com eles sobre o Texto de 1 João 4.4 "Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo." e também com o texto de 1 João 2.12  "Filhinhos, eu vos escrevo, porque os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome." e também Hebreus 8.12  "Pois, para com as suas iniquidades, usarei de misericórdia e dos seus pecados jamais me lembrarei". E Hebreus 10.17  "acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre." e por último Provérbios 28.13  "O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia".

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Silberty Faria.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Salmos 57.1 - A escola do sofrimento.

No Salmo 57.1, Davi clamou: Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. 
Davi aqui estava vivendo extrema necessidade; era o pior momento de sua vida, mas Deus estava olhando lá na frente, para quando ele seria o melhor rei da história de Israel.
A disciplina mais difícil na escola da vida se chama adversidade. Mas é a melhor matéria para ensinar-nos a depender de Deus e apar colocar-nos em lugares altos. O Senhor tem um bom futuro para nós. A nossa esperança não será frustrada! 
Tem momentos na nossa vida que passamos por um deserto, calamidades, sofrimentos, mais alguns deles Deus permite que venha para que possamos aprender a confiar, a depender e principalmente a caminhar em direção à vontade Dele, porque a vontade de Deus é plena, e soberana.
Ao longo da nossa caminhada pela vida, é comum surgirem obstáculos, tribulações e problemas para nos fazer desanimar e impedir que alcancemos aquilo por que nos temos esforçado.
Nesses momentos é imprescindível manter acesa a chama da esperança em Deus, crer que Ele nos ama, é misericordioso, gracioso, está interessado em ajudar-nos e em todo o poder para intervir na adversidade e mudar o rumo da nossa história. 
Tem pessoas que só aprendem se for no deserto, no sofrimento, pois, se você quiser uma escola que ensina de verdade é esta.
Nem Jesus ficou livre da escola do sofrimento. Em Lucas 24.26, é dito que convinha que o Cristo padecesse essas coisas e entrasse na sua glória. Mesmo Jesus sendo o Filho de Deus aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu (Hb 5.8).
Paulo, falando acerca da humilhação e do sofrimento de Cristo, exortou os cristãos: Jesus experimentou o limite máximo da adversidade e do sofrimento (Fp 2.5-8). 
"Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai." (Fp 2.9-11)
Que o Senhor nos conduza ao lugar da vitória!

Até a próxima em nome de Jesus.

Abraços;

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Determinação, uma arma poderosa.

Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. (Jó 22.28) RC
No decorrer de nossa existência, é comum encontrarmos inúmeros desafios e obstáculos a serem vencidos. Portanto, a persistência e a determinação são ingredientes fundamentais para a conquista de vitórias e de bens permanentes. 
Paulo dá uma receita de determinação: alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração (Rm 12.12). Alegria, esperança, paciência perseverança, oração e comunhão com Deus são ingredientes indispensáveis para quem deseja manter sua resolução de seguir a Cristo, crescer e amadurecer espiritualmente e galgar posições maiores na vida (Fl 3.13,14). 
O foco e a ação eficaz são vitais em qualquer situação para ajudar-nos a alcançar o alvo (Fl 3.13,14). Mas é a convicção de que podemos enfrentar qualquer coisa com Deus que nos dá a valentia para lutar contra toda situação adversa até alcançarmos nosso objetivo (Ec 8.5). 
Para vencermos os obstáculos da vida, precisamos ser determinados. 
Determinar é decidir firmemente, como fez Daniel quando determinou em seu coração que não iria se contaminar com a porção das iguarias do rei nem com o vinho que ele bebia (Dn 1.8).
Devemos manter diante dos olhos o alvo que desejamos atingir e não devemos medir esforços para atingi-lo. Não devemos temer o que, porventura, nos aguarde em nosso trajeto. Antes, devemos demonstrar coragem e uma atitude de vencedores, pois somente assim conseguiremos receber o prêmio.
Deus não faz tudo por nós, Ele olha para o nosso potencial e nos deixa agir. Você tem de ser uma pessoa determinada, decidida, se quiser conquistar vitórias e vencer obstáculos.
A família transfere para o ser humano uma herança biológica, sociológica, psicológica e espiritual. Ela é, portanto, a primeira agência socializadora do homem e a base para a construção do caráter e da personalidade do indivíduo (Pv 29.15). Certamente, os pais de Daniel contribuíram para que ele fosse o homem que foi.
Os pais de Daniel conseguiram transferir para seu filho uma herança espiritual e moral espetacular, que o ajudou a discernir o certo e o errado, a ter determinação e a construir uma história de vida sobre a carne, sobre o diabo e sobre o mundo, mesmo vivendo longe de casa, em uma pátria pagã (1 Jo 2.14,15).
Uma pessoa determinada, não se permite contaminar com as ideologias e práticas seculares (Dn 1.8); é seletiva em suas amizades (Dn 1.10,11) e tem a percepção correta do momento de agir (Dn 2.16,17).
Daniel e seus três companheiros decidiram posicionar-se de modo que os valores éticos e morais da Lei de Deus continuassem a ser observados durante o exílio babilônico (Dn 1.8). Esse princípio se aplica às relações de trabalho que mantemos cotidianamente. 
Talvez não haja melhor lugar para os cristãos influenciarem as pessoas hoje em sua ética e moral do que no trabalho. A maneira como nos comportamos em nosso emprego diz aos outros tudo que eles precisam saber sobre nossos valores e comprometimentos. A questão é: estamos tomando a posição certa?

Até a próxima em nome de Jesus.

Abraços;


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O Tempo de Deus

Não importa a nossa idade para sonhar. Quem não sonha é como um pássaro que tem asas e não voa.
Calebe experimentou isto; aos 85 anos, ele sonhou e tomou posse de sua herança. Este israelita lutou para conquistar as suas terras e acabou concretizando o que, talvez, muitos julgassem impossível.
Lute para concretizar os seus sonhos, apresentando-os diariamente a Deus, crendo que Ele lhe concederá vida e saúde para conquistar os seus ideais e ver cumpridas todas as promessas que Ele lhe fez, pois fiel é o que prometeu e poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef 3.20).
Faça como Calebe: tenha coragem, empatia, prudência, paciência e tenacidade. É melhor esperar o tempo de Deus para agir em conformidade com suas orientações e obter a tão esperada vitória!
Calebe era ousado e determinado. Mesmo idoso, depois de participar de várias batalhas pela conquista de Canaã, dirigiu-se a Josué para reivindicar a promessa de Deus para a sua vida (Js 14.6-15). Este fato nos remete a uma realidade espiritual: isso nos mostra que as promessas do Senhor jamais devem ser esquecidas, que devemos perseverar em seguir ao Senhor, em obedecer-lhe, pois Ele mesmo se encarregará de fortalecer-nos e dar-nos estratégias para conquistar-mos o que Ele nos prometeu, para a glória do Seu nome. Também nos leva a perceber que uma pessoa não deixa de ser vitoriosa quando envelhece, mas, quando perde seus sonhos e a sua visão. 
Com Calebe, é possível aprender que a promessa de Deus tem, pelo menos, duas dimensões: a geral e a pessoal. A dimensão geral diz respeito a um grupo, a uma família, a uma nação. Deus fez promessas para todo o Israel (Êx 3.7-8), mas também fez promessas pessoais para Calebe (Nm 14.24).
Um homem idoso conseguiu invadir Hebrom, expulsar os gigantes e tomar a terra deles. Qual o segredo deste homem? Como ele pôde manter-se forte, renovado, preparado para conquistar o que Deus lhe prometera? O Segredo é que Calebe manteve-se firme em crer em Deus e em obedecer-lhe. Este foi o grande segredo desse homem. O filho de Jefoné não se deixou abater pelo tempo decorrido, pela quantidade de lutas em que combatera ou de derrotas que sofrera, ele creu em Deus, manteve sua fé nele, seguindo-o fielmente. E agora eis que o Senhor me conservou em vida (Js 14.10). Calebe aprendeu a depender de Deus. Ele sabia que estava vivo porque o Senhor permitira que ele chegasse até ali. Depender também implica confiar. Quem depende inteiramente do Altíssimo, com certeza, confia nele. Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu: tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar. (Ec 3.1,7) 

Até a próxima em Nome de Jesus.

Abraços;
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...