Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sábado, 16 de abril de 2011

Dinâmica 7 para EBD - Como ensinar a Páscoa?


Qual o real sentido da Páscoa?

Vem chegando mais uma importante festa, e juntamente com esta festa uma importante comemoração cristã: A Páscoa.
A minha intenção aqui não é gerar nenhuma polêmica quanto ao assunto nem mesmo difundir teologia, arqueologia, simbolismos, etc. Destes tipos de textos já existem bastante artigos e fontes de pesquisa e diga-se de passagem, muito boas.
O nosso alvo é dar suporte para ensino de qualidade ajudando assim o(a)s professores(as), nesta tarefa prazerosa que é de ensinar na EBD.
Nos nossos lares e também igrejas, não há um ensino para os pequenos nesta questão, então os pais, (muitos deles cristãos), simplesmente esperam chegar a época da festa para levar seu filho para a EBD e lá esperar que sejam tiradas todas as dúvidas da criança, se esquecendo de Deuteronômio 6.6-7 e Provérbios 22.6 que diz: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te". "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". 
Tirando o "puxão de orelha" fora, vamos ao texto, porque deveras é também a nossa obrigação. 

A questão é mais simbólica do que qualquer outra coisa, digo: para o ensino de EBD. 
Seria impossível inserir dentro de um contexto cristão os símbolos usados fora da Bíblia. 
O que podemos aceitar, e não considero profano, porque é uma comemoração social, é o momento de se comer um chocolate. 
Posso com isso incentivar que a família unida venha fazer uma confraternização comprando um chocolate, porque não podemos proibir que se presenteie a quem amamos.
É basicamente impossível inserir ovo de páscoa e coelho dentro da comemoração da páscoa cristã. A comemoração é feita participando do corpo e do sangue de Jesus, que é a celebração da Santa Ceia do Senhor até que ele volte. 
Eu acredito que uma grande estratégia de ensinar a criança, é pegar o chocolate que a criança está interessada em receber este presente gostoso, e aproveitar este momento para atrair a atenção dela, para os pais poderem expor o verdadeiro significado na páscoa, que não está centrado e muito menos simbolizado pelo ovo ou pelo coelho. Ensinar que Páscoa, significa passar por cima, saltar por cima, assim podemos ensinar a criança sobre o verdadeiro sentido da ressurreição e do perdão. Incentive os pais a doarem, segundo a proporção de filhos, caixas de bombons, que além de serem mais baratas, também não tem simbolismo, mas não deixe de comemorar e ensinar, enfeite a sala com flores, fotos de chocolates diversos, brinque escondendo os chocolates, sorteando como prêmios para brincadeiras que poderão ser realizadas no período da EBD. Use a sua criatividade, abra seu coração, e deixe o Espírito Santo te direcionar.

Professor, lembre-se bem de sua responsabilidade para ensinar e moldar o caráter de seus alunos sejam eles de qualquer faixa etária. A Bíblia diz: Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão. (Lc 12.48 b).
Deus o abençoe.
Abraços;
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...