Você está aqui...

Para Orar e Adorar

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A Pipoca


A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa — voltar a ser crianças! Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.
Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para sempre. 
Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.
Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo, ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.
Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! — e ela aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta voante.
Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca. É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro.
"Morre e transforma-te!" — dizia Goethe.
Piruás são aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.
Ignoram o dito de Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á". A sua presunção e o seu medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
Quanto às pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que a vida é uma grande brincadeira...
"Nunca imaginei que chegaria um dia em que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu".
 Rubem Alves

sábado, 22 de janeiro de 2011

O Sermão da Montanha


Também conhecido como Sermão do Monte ou As Bem Aventuranças, foi o primeiro Sermão falado por Jesus. O Texto a seguir está no livro de Mateus capítulo 5 e versos 3 a 12, assim descritos: 
"3-Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4-Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5-Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
6-Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7-Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8-Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
9-Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
10-Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11-Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
12-Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós."
Estes versos empregam uma forma literária chamada "bem-aventurança", frequentemente nos Salmos e em outros livros do AT (Sl 1.1; Sl 32.1-2; Pv 8.32,34; Is 56.2). Começam com a palavra bem-aventurados, que significa (ditoso, feliz ou dígno de ser felicitado). Várias bem-aventuranças nesta passagem são paradoxais, isto é, afirmações que parecem contradizer o sentido comum, porém aqui expressam os verdadeiros valores do Reino de Deus.
Verso 3 - Os humildes de espírito - os que não põem a sua esperança nem a sua confiança nos bens materiais, mas sim em Deus - conferir: Sl 22.24; 69.32-33; Is 29.19; 61.1-2; Mt 11.5; Lc 4.18; Tg 2.5.
Verso 3 - Deles é o reino dos céus - a palavra portuguesa reino, como a palavra grega, pode-se referir tanto ao território governado por um rei como a própria ação de governar; no NT é usada principalmente com esse segundo significado; assim a frase quer dizer que eles são aqueles que se beneficiarão com o Reino de Deus.
Verso 4 - Os que choram - ou os que sofrem; conferir: Sl 126.5-6; Is 57.18; 6l.2-3. Aqui no verso 6, as expressões estão na forma passiva (serão consolados, serão fartos) e, assim, sugerem que será Deus quem realizará essas ações.
Verso 5 - Sl 37.11. No Salmo 37, repete-se várias vezes a idéia de que o prometido por Deus (concretamente para os israelitas, a terra de Canaã) há de ser recebido com humildade, espírito de dependência e confiança.
Verso 6 - As imagens de fome e sede - são usadas no sentido espiritual em Is 55.1-2; Am 8.11
Verso 6 - de justiça - não a justiça humana, mas sim a justiça de Deus que quer dizer, a vontade de Deus. É o atributo pelo qual, ao tratar com as pessoas, Deus age de acordo com as normas e exigências da perfeição de sua própria natureza {#Sl 119.142}. Por isso Deus castiga tanto os incrédulos {#Dt 33.21; Sl 96.13} como o seu próprio povo {#Sl 50.5-7; Is 28.17} e, com imparcialidade, socorre os necessitados {#Dt 10.17-18; Sl 72.2}. É o ato pelo qual Deus em sua graça e em conformidade com a  sua ALIANÇA, selada com o sofrimento, morte e ressurreição de Cristo, perdoa as pessoas fracas, perdidas e sem justiça própria, aceitando-as através da fé {#Rm 3.21-26; 1Co 1.30; 2Co 5.21}. Também esta justiça está relacionada com a qualidade que leva os cristãos a agirem corretamente, de acordo com os mandamentos de Deus {#Mq 6.8; Rm 6.13,19; Ef 5.9; 1Pe 2.24}.
Verso 7 - os misericordiosos - aqueles que exercem misericórdia, amor, não na forma de palavras mas de atos. É a bondade, o amor e a graça de Deus para com o ser humano, manifestos no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento a súplicas (Êx 20.6; Nm 14.19; Sl 4.1). Essa disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos (Sl 136; Lc 1.50). É a virtude pela qual o cristão é bondoso para com os necessitados (Mt 5.7; Tg 2.13).
Verso 8 - os limpos de coração - isto é, os que são sinceros, sem malícia nem hipocrisia para com Deus e com o próximo (Sl 24.3-4).
Verso 12 - galardão - a idéia de recompensa ou prêmio aparece várias vezes em Mateus.

Para um maior aproveitamento deste simples estudo é necessário que você não passe por cima da leitura bíblica indicada.

Até a próxima, em Cristo Jesus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...