Você está aqui...

Para Orar e Adorar

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Dinâmica 3 - para EBD


- Faça um grande grupo com todos os alunos presentes.
- Professor (a): você deve passar uma mensagem ao ouvido do primeiro e este sucessivamente irá passando um a um até chegar de volta a você.
- Ao falar a frase final que geralmente está bem diferente da frase original; podemos concluir que: tantas dificuldades surgem no relacionamento quando passamos para frente aquilo que não entendemos bem ou que sofreu interferências intencionais, ou resultantes da raiva, tristeza, comodismo, etc...
- Professor (a): apesar desta dinâmica ter um tom de brincadeira e ser bem sadio brincar e sorrir, é necessário que ao final se tome novamente a direção e explique o quanto é importante passar uma informação como se viu ou ouviu.

Nota para o professor (a): Esta atividade ajudará a criança a entender a necessidade de se ter uma vida comprometida com a verdade, com a ética e com a discrição. Ela vai compreender através da reflexão que precisa ter um comportamento discreto em casa, no futuro trabalho, na igreja, na escola, etc... Deixe que seu grupo tenha esta consciência prepare-se bem para esta dinâmica, não force o aprendizado, deixe que elas sozinhas percebam, pois o Espírito Santo também fala ao coração das crianças. Amém!

Sejam abençoados (as), em o nome de Jesus! 

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dinâmica 2 - para EBD

O PERFUME


- Faça pequeninos lenços de TNT ou papel ofício e escreva II Coríntios 2.15... "Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo." 
- Dobre e perfume estes lenços com água de colônia ou qualquer outro tipo de perfume. 
- Coloque-os numa linda bandeja e cada um deve pegar um.
- Ao sinal, cada um deve sentir a fragrância, abrir e ler o versículo escrito.
- Faça as seguintes perguntas num papel para cada aluno responder:
.Você tem sido um bom perfume para Jesus?
.Você tem sido um bom perfume para as pessoas que te cercam?
.Você sempre leva Jesus para todos os lugares?
.Qual o lugar que você frequenta que está precisando do perfume de Jesus?
.Existe alguma pessoa especial, que você conheça, que também está precisando de Jesus?
.Se Jesus é o melhor perfume para a vida do homem, o pior perfume, creio eu, deva ser o pecado. Você concorda com essa afirmativa? Porque?
Nota para o professor (a): Esta atividade ajudará a criança a entender a necessidade de uma vida perfumada. Ela vai compreender através da reflexão que precisa ter um comportamento aceitável diante das pessoas, pois há forças negativas que trabalham contra a pureza, bons costumes e formação geral da criança e do adolescente. Se ela não for orientada corretamente, no sentido de se tornar um bom perfume para o mundo, acontecerá o contrário: se tornará uma pessoa desagradável e ruim para ela mesma. Cabe a você professor (a) levá-los a Cristo e a ter o bom perfume e ser o bom perfume. Deixe que seu grupo tenha esta consciência prepare-se bem para esta dinâmica, não force o aprendizado, deixe que elas sozinhas percebam, pois o Espírito Santo também fala ao coração das crianças. Amém!
Sejam abençoados (as), em o nome de Jesus! 

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dinâmica -1 para EBD.

SALADA  DE  FRUTAS
Traga muitas frutas diferentes. Distribua entre os participantes.  Deixe e incentive para que cada um fale sobre as características delas: "cor, sabor, casca, caroço, valor nutritivo, cheiro, tamanho, elas servem para alimentar, são saborosas," etc.
Professor: Crie um pensamento de reflexão na classe: "Deus criou os alimentos, e criou o homem também, cada um com características inigualáveis."
Interatividade: 
1 - Qual fruta que você acha que você é? (Peça a eles para falarem um pouquinho de suas qualidades: jeito de ser, vontades, etc., comparando ao sabor gostoso da fruta que eles gostariam de ser). 
2 - Qual fruta que você acha que você não é? (Peça a eles para falarem um pouquinho de seus defeitos: jeito de ser, vontades, manias, etc., comparando ao sabor ruim da fruta que eles não gostariam de ser).
Observação: as duas perguntas devem ser feitas a todos os participantes. Professor, cuidado para não tentar ajudar a pessoa, deixe que a espontaneidade tome conta da turma, não se comprometa. 
Professor: Crie outro pensamento de reflexão na classe: "Deus criou tudo com um propósito; as frutas foram criadas para alimento, para enfeitar as árvores e o homem para amar as pessoas, a Deus, etc., a fruta que você não gosta e se identificou que não queira ser, é a preferida do outro, que se identificou com ela."
Professor: Diga para a classe - Gostaria de comentar com vocês algumas normas que precisamos respeitar:
- Devemos respeitar a todas as pessoas, velhos, crianças, etc.;
- Devemos controlar nossas reações agressivas, evitando ser sem educação e até mesmo irônicos;
- Devemos ajudar uns aos outros: orando, conversando, dando um presente;
- Devemos aproveitar os momentos de nossas vidas para conhecer pessoas e fazer amigos;
- Devemos evitar sermos mal-humorado.
Finalização: Professor:
- Nós agora vamos fazer uma salada de frutas comparando essa salada com o relacionamento humano: Todos nós somos diferentes, mas podemos nos completar e formar uma deliciosa salada de frutas.
(Enfatizar que para compor a deliciosa salada de frutas foi preciso usar as frutas que você gostava e não gostava.)
Observação: Pode-se acrescentar à salada um sorvete ou refrigerante ou suco e usar o simbolismo da unção de Deus, a presença de Deus, do Espírito Santo, etc, completando a salada e dando um sabor especial.
Professor, lembre-se bem de sua responsabilidade para ensinar e moldar o caráter de seus alunos sejam eles de qualquer faixa etária. A Bíblia diz: Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedirão. (Lc 12.48 b).
Deus o abençoe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...