Você está aqui...

Para Orar e Adorar

sábado, 31 de julho de 2010

Seitas Judaicas

Os Essênios:
Origem - Podem ter evoluído dos Hassidim (grupo que lutava pela liberdade durante o período dos macabeus; posteriormente, tornaram-se os judeus mais rigorosos e ortodoxos.), ou dos zelotes por causa de sua reação a um sacerdócio corrupto.
Descrição - Um grupo de ascetas que se retirou para se estabelecer em comunidades monásticas como Qumran, no mar Morto.
Crenças - Mantinham em comum a propriedade e as posses; a maioria era celibatária (adotando meninos para perpetuar as comunidades); eram pacifistas; exclusivistas e introvertidos, cuidando eles próprios de suas necessidades dentro da seita; possuiam modo de vestir e estilo de vida simples; matinham rigidamente a Lei e observavam as abluções rituais; acreditavam na imortalidade da alma, mas sem a ressurreição do corpo.


Os Herodianos:
Origem - Receberam esse nome por causa do apoio que deram a Herodes, o Grande, e a sua dinastia.
Descrição - Partido político, provavelmente tendo representação de várias correntes religiosas, inclusive judeus ricos e politicamente influentes.
Crenças - Apoiaram a helenização da cultura e a incorporação da política greco-romana na Palestina; favoreceram a autonomia local, mas se recusaram a confrontar o status quo, defendendo a submissãoao governo estrangeiro; opuseram-se a Jesus (Mt 22.15-22; Mc 3.6; 12.13-17)


Os Fariseus (os separados):
Origem - Provavelmente eram descendentes dos Hassidim.
Descrição - A maior das seitas judaicas; composta principalmente por pessoas de classe média, especialmente mercadores e negociantes (Jo 3.1-16); criadores da tradição oral e intérpretes da lei (Talmude e Mishná); eram legalistas, insolentes e confiavam na sua própria justiça (Mt 5.20; 9.14; Lc 7.36-39; 18.9-14)
Crenças - Monoteístas; muito preocupados com a observância do sábado, dízimo e rituais de purificação (Mt 23.2-36; Lc 11.37-44); criam na ressurreição do corpo, na vida após a morte e na existência de anjos e demônios (At 23.6-10); Opuseram-se a Jesus (Mt 16.1-12; 22.15-22, 34-46; Mc 3.6).


Saduceus (os justos ou juízes - do grego syndikoí):
Origem - Alegavam ser descendentes de Zadoque, o sumo sacerdote sob Davi e Salomão (veja 2Sm 8.17; 1Rs 1.34-35), e se vangloriavam de uma possível descendência de Arão.
Descrição - Possivelmente oriundos dos sacerdotes hasmoneus, mas definitivamente pertenciam à aristocracia; seita da qual a maioria dos sumos sacerdotes veio nos dias de Jesus (At 5.17-18); eram encarregados de cuidar do templo e do culto (Ez 40.44-46).
Crenças - Aceitavam somente a Torá como texto autorizado. Defendiam a interpretação literal da lei escrita e rejeitavam a lei oral. Acreditavam na liberdade absoluta da vontade humana. Negavam a vida após a morte, a ressurreição do corpo, providência divina e a existência de demônios e anjos (Mc 12.18-27; Lc 20.27-40). Opuseram-se aos fariseus (At 23.6-10) e a Jesus (Mt 3.7-10; 16.1-12).


Zelotes:
Origem - Possivelmente vieram do grupo envolvido na revolta dos judeus contra Roma (6 d.C.).
Descrição - Eram extremistas dentre os fariseus e notórios pelo zelo religioso e nacionalismo.
Crenças - Acreditavam que o patriotismo e a religião eram inseparáveis. Eram fanáticos na sua fé judaica e devoção da lei. Opuseram-se à dominação romana na Palestina, recusaram-se a pagar impostos e engajaram-se no terrorismo contra Roma. Opuseram-se aos herodianos e aos saduceus. Entre os zelotes, Jesus recrutou Judas Iscariotes e Simão, o cananeu (Lc 6.15-16; At 1.13).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...