Você está aqui...

Para Orar e Adorar

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pai

Não sou muito de choramingar oportunidades perdidas, pois, até então não sabia o que era perder uma oportunidade, mas neste domingo deparei-me com uma situação inusitada. O culto já ia e derrepente, lá estava ela, a minha esposa fazendo uma homenagem para mim, jamais pensei que ela fosse fazer isso. Irradiante, belíssima, forte, segura, e fazendo uma homenagem por cuidar de nossas filhas. Grande foi a emoção, senti verdades profundas na sua voz e no seu olhar, 5 minutos antes falei para uma pessoa que estava ao meu lado: "não fui honrado hoje no dia dos pais", a resposta que tive foi 5 minutos depois: honrado no altar do Senhor pela pessoa mais importante da minha vida - claro que sem contar a pessoa do Pai, do Filho e do Espírito Santo - posso falar que depois de ter sido pai este foi um outro momento que jamais vou esquecer na minha vida.
Olhei para ela e lembrei-me que um dia meu 1º Pai, morreu na cruz por mim, me recebeu e me amou, também me lembrei do 2º Pai, que é um herói que me criou, que investiu em mim e acreditou em mim, que é o meu maior referencial em trabalho, conselhos, honra, respeito e criação de filhos. Olhei e me lembrei do meu 3º pai, o meu "paistor", que tem sido meu refrencial espiritual em todas as áreas. a minha maior vontade é que meu segundo pai estivesse ali comigo mais ainda não decidiu estar, por enquanto... mais neste dia em especial quero deixar aqui registrado o meu amor à vocês meus pais e o que o Senhor Jesus abençõe grandemente a todos os papais e futuros papais que estiverem lendo esta mensagem.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Uma Análise profunda.

GOSTARIA DE COMPARTILHAR UMA PALAVRA QUE ESTÁ BATENDO DE FRENTE COMIGO. NO MEU CORAÇÃO A PALAVRA É ANÁLISE. PROCURANDO EM ALGUMAS ANOTAÇÕES LEMBREI-ME DE UM PEQUENO TRECHO QUE ESTÁ NO LIVRO 12 SEMANAS PARA MUDAR UMA VIDA DO AUGUSTO CURY, ONDE ELE DIZ: "O GRAU DE SABEDORIA E MATURIDADE DE UMA PESSOA NÃO É DADO PELO QUANTO ELA TEM DE CULTURA ACADÊMICA, SUCESSO EMPRESARIAL E SOCIAL, MAS PELA SUA CAPACIDADE E FREQUÊNCIA DE FAZER UMA MESA-REDONDA COM SEU PRÓPRIO SER, DE QUESTIONAR SEUS PENSAMENTOS E EMOÇÕES, DE CRITICAR SUAS VERDADES, DE REPENSAR SUA VIDA, DE REFAZER CAMINHOS... DEVEMOS ANÃO APENAS DIALOGAR SOBRE NOSSOS CONFLITOS, MAS COM NOSSOS CONFLITOS, COMO NOSSO MAU-HUMOR, INTOLERÂNCIA, INSEGURANÇA."

O QUE EU APRENDO AQUI É QUE FAZEMOS MUITAS COISAS ERRADAS, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DE NOSSA INSTABILIDADE EMOCIONAL QUE AS VEZES É REGIDA POR FATORES EXTERNOS. FIZ HOJE UMA ANÁLISE DE MINHA CONDIÇÃO EXISTENCIAL E DEPAREI-ME COM MUITAS PAREDES. O QUE FIZ? OREI MUITO! PEDI PERDÃO! E SÓ ME LEVANTEI DO LUGAR QUANDO SENTI QUE ESTAVA TUDO BEM. E FOI AÍ QUE SENTI A DIREÇÃO DE ESCREVER PORQUE TALVEZ VOCÊ ESTEJA PASSANDO A MESMA SITUAÇÃO E PRECISA DE UMA DIREÇÃO, E A DIREÇÃO É: FAÇA UMA ANÁLISE PROFUNDA DO SEU SER E TALVEZ VOCÊ VAI DESCOBRIR QUE TALVEZ O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO MUNDO E SIM EM VOCÊ, NA FORMA DE VOCÊ VER O MUNDO. JESUS SEMPRE SE RETIRAVA À PARTE PARA ORAR MUITAS VEZES PARA UM LUGAR DESERTO É NESTAS HORAS QUE APRENDEMOS MUITO. SOZINHOS, ANALIZANDO, ORANDO, BUSCANDO DIREÇÃO. QUE POSSAMOS PRATICAR ESTE EXEMPLO.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

A Relação de Jesus com o Judaísmo

  • Sabemos que Jesus (Yeshua) foi um homem nascido em uma cultura puramente judaica. Os ensinamentos de Jesus deixam isso bem claro:
  • A citação de sábios fariseus (Hilel – “não faça a outro o que não queres que seja feito a ti”)
  • posicionamento quanto ao culto (“ofereça sacrifício a Deus no templo”; “apresente-se ao sacerdote”)
  • Os primeiros discípulos de Jesus foram essênios, através de João Batista.
  • A narrativa dos evangelhos apresentam um “comportamento judeu” em Jesus.
  • As frequêntes aparições de Jesus na sinagoga, suas visitas ao templo em Jerusalém (sinais de um judeu praticante)
A separação, os ensinos de Jesus e o judaísmo é claro nos evangelhos. Nem mesmo os ensinamentos éticos de Jesus podem ser inteiramente contidos dentro da tradição judaica.
  • Jesus elevou a Deus como Pai universal (para os judeus eles eram exclusivos para Deus)
  • Jesus ensinava o perdão ( os mestres judeus alimentavam o ódio contra os povos não judeus)
Jesus teria participado do Pesach (fig 1), teria usado o Filactério (fig 2), teria participado do Sukkot (fig 3), teria usado o Talit (fig 4), teria participado do BarMitzivah (fig 5).








O QUE HÁ DE ERRADO? O que nos causa estranhesa é o fato de Jesus ser expulso da sinagoga diversas vezes! Isso mostra algo no ensino de Jesus que divergia do pensamento rabínico. O movimento de Jesus poderia ser reputado como reformador. O que Jesus fazia? Era errado? Jesus combeteu sua fé?
CONSIDERAÇÕES GERAIS: É preciso dizer que Jesus se identificou, todo o tempo, com o judaísmo. Mas, não podemos entender essa “identificação” como uma “confirmação” aos desmandos dos líderes judeus. O judaísmo havia, nos dias de Jesus, se distanciado bastante daquilo que Deus havia deixado com Moisés e os profetas.
Mt 15.1-3 "1-Então chegaram a Jesus uns fariseus e escribas vindos de Jerusalém, e lhe perguntaram: 2-Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos, quando comem. 3-Ele, porém, respondendo, disse-lhes: E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?"
O QUE FAZIA JESUS? O que nos parece uma “rebelião” de Jesus, é, na verdade, uma “reformulação” e “retorno” aos princípios esquecidos pelos judeus!
Podemos dizer que:
  • JESUS ACEITOU AS BASES JÁ ESTABELECIDAS.
  • JESUS AMPLIOU AS BASES.
  • JESUS MOSTROU QUE O JUDAÍSMO ERA PREPARATÓRIO PARA UM PLANO MAIOR.
  • JESUS ESTABELECEU NOVOS PRINCÍPIOS.
  • JESUS CUMPRIU A LEI.
  • JESUS REJEITOU ALGUMAS “TRADIÇÕES”.
  • JESUS ESTABELECEU “LIGAÇÃO” ENTRE A “PRIMEIRA LEI” E A “SEGUNDA LEI”.

Fonte: Teologia Nova Serrana - Pr Israel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...