Você está aqui...

Para Orar e Adorar

segunda-feira, 22 de junho de 2009

HAMARTIOLOGIA – A Doutrina do Pecado

PARTE 1
A História da raça humana que se apresenta nas Escrituras é primordialmente a história do homem num estado de pecado e rebelião contra Deus e o plano de Deus para levá-lo de volta a redenção. Portanto, convém ponderar agora a natureza do pecado que separa o homem de Deus.
DEFINIÇÃO DE PECADO - “Pecado é deixar de se conformar à lei moral de Deus, seja em ato, seja em atitude, seja em natureza”. Inclui não só atos pessoais como: “roubar, matar, protituir”, mas também atitudes contrárias àquilo que Deus exige de nós em aspecto moral e espiritual.
ORIGEM DO PECADO - É primordial entender que Deus não pecou e não deve ser culpado pelo pecado.
Culpar a Deus seria blasfemar contra o caráter de Deus. Dt 32.4-5 "Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é. Seus filhos têm agido corruptamente para com ele, e não como filhos; que vergonha! São geração pervertida e transviada.”
… DEUS NÃO TEM CULPA DO PECADO! - Abraão pergunta com verdade e força nas palavras quando fala da “necessidade de Deus em agir de acordo com os atos do homem”. Gn 18.25 “Longe de ti fazer tal coisa: matar o justo com o ímpio, tratando o justo e o ímpio da mesma maneira. Longe de ti! Não agirá com justiça o Juiz de toda a terra?"
CUIDADO! PODE HAVER OUTRO ERRO. - É verdade que Deus não pode ser culpado pelo pecado do homem, visto que ‘o homem pecou’. Mas, É preciso tomar cuidado para não conceber um erro a partir daí! Precisamos nos precaver contra o erro de entender o “DUALISMO”, ou seja, que possa haver outra força malígna semelhante ou igual em força ao “poder de Deus”.
O PECADO NÃO SURPREENDEU A DEUS! - O Pecado não pode ser visto como uma força que desafiou ou sobrepujou a onipotência de Deus ou o Seu controle das coisas. Pode-se entender que “Deus autorizou a entrada do pecado no mundo”, embora Ele não se compraza e também não tenha ordenado que o pecado surgiria com as características que têm.
ONDE TUDO COMEÇOU? - Não se pode dizer que o “pecado começou no céu”! Isso seria aceitar a idéia de que o céu é um lugar desprotegido onde se realizam “tramas e rebeliões”. Na realidade, tudo realmente começa bem antes do homem no Édem, com satanás, mas em esferas bem distantes da “Morada de Deus”.
O CONHECIMENTO DO MAL:
No Início: mal virtual.
No homem: mal físico.
Em Satanás: Mal moral.


sábado, 20 de junho de 2009

O que o aluno vai aprender?

Podemos dar o passo seguinte, fazendo a pergunta: “o que os alunos vão aprender?”, ou seja, quais os objetivos específicos para os nossos alunos e como podemos avaliar se eles absorveram os valores? Precisamos determinar o que esperamos do nosso aluno e como podemos avaliar seu aprendizado, de forma específica, por meio das atividades que eles estarão aptos a realizar após a aula. Se o objetivo da aula é que os alunos conheçam melhor o Espírito Santo, podemos ter uma orientação clara sobre o que deve ser trabalhado, estabelecendo o seguinte objetivo: “após a aula os alunos poderão citar quatro principais atributos do Espírito Santo e explicar, com suas próprias palavras o que eles significam”. Assim podemos direcionar a aula e identificar se houve o êxito almejado, sabendo antecipadamente o que o aluno poderá realizar e como demonstrará o que aprendeu. Se o assunto da aula é uma visão panorâmica das epístolas paulinas, o nosso objetivo pode ser: “Após a aula os alunos poderão citar cinco livros do Novo Testamento escritos pelo apóstolo Paulo e identificar no mapa os locais para os quais as cartas foram endereçadas”.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

O que acontece com o cristão quando peca?

O QUE ACONTECE COM O CRISTÃO QUANDO PECA?

a. Nossa Posição Legal perante Deus fica “Inalterada”
Nossos pecados não transformam “um filho” em “estranho”. Em João está escrito: “Amados, agora, somos filhos de Deus” (Jo 3.2)

b. Nossa Comunhão com Deus se Interrompe e nossa Vida Cristã se prejudica
• Ainda que Deus não deixe de nos amar, o pecado gera “desgosto” em Deus, além do fato de que “Sua santidade” faz com que “Ele não se relacione com o Pecado”.
Ef 4.30
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus...”

Blasfêmia...

O PECADO IMPERDOÁVEL

Mt 12.31-32
“Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.”



Algumas idéias…
  • Alguns propõe que seria um pecado que só se cometeria com Jesus na terra.
  • Outros entendem que quando a incredulidade perdura até a morte do indivíduo não poderia haver perdão.
  • Alguns apostam na idéia de que “Apostasia”, pecado cometido por quem já creu, não tem perdão.
  • A quarta sugestão é que a “calúnia” afasta o amor de Deus.
A conclusão de fato...
  • A blasfêmia é: “Rejeição”, “Ofensa”, “Expulsão voluntária”. (Original)
  • “Expulsando o Espírito Santo” , isso seria “Blasfêmia contra o Espírito Santo”.
  • É do Espírito a função de “convecer”o ímpio.
  • “Afastando” aquele que que pode convecer, o ímpio não poderá ser convencido, logo, não há perdão

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O que o professor vai ensinar?

Para falarmos sobre isto algumas questões precisam ser analisadas. Sabemos que ensinar não é apenas “passar” um conteúdo, mas sim formar cidadãos conscientes, com capacidade de absorver, analisar e praticar o que está sendo ensinado. Cabe ao professor criar um ambiente no qual o aluno seja estimulado a discutir e compreender o assunto; compartilhando experiências e construindo o conhecimento em grupo, sob sua orientação. Além disto temos que desafiar os alunos a uma mudança de vida, visando imprimir neles o caráter de Cristo, pela palavra de Deus. Quando vamos preparar a aula, tendo à mão o material que dispomos, que pode ser a revista da EBD, livros, artigos, recortes de revistas, mapas, comentários bíblicos, que já coletamos durante a semana, precisamos pensar em primeiro lugar sobre “O que vamos ensinar?”
O tempo disponível para a aula é resumido e precisa ser bem aproveitado. Não é possível ensinar tudo a respeito de qualquer que seja o assunto em apenas uma aula. Por isto precisamos identificar qual a idéia principal que precisa ser trabalhada, perguntando-se: “que conteúdo mínimo o meu aluno precisa reter sobre o assunto?”.
É importante identificarmos quais os conceitos que o aluno deve dominar no assunto que será ministrado, que valores precisa reter e qual o foco que deve ser dado durante a aula. Isto vai permitir que nos concentremos no que é importante e necessário, além de ter a oportunidade de identificar a melhor abordagem de acordo com a faixa etária, a formação e as necessidades específicas do grupo com o qual vai trabalhar, levando em consideração o que os alunos já sabem a respeito, a quantidade de alunos na classe, as limitações físicas do local aonde a aula será ministrada, o ambiente espiritual e sócio-econômico do grupo, etc., evitando, assim, que a aula seja sem rumo e improdutiva.

terça-feira, 16 de junho de 2009

A escola dominical e o lar

A Escola Bíblica Dominical, não é uma substituta do lar e nem tão pouco pode o professor substituir os pais, seja no ensino das verdades bíblicas, seja na formação em geral dos filhos.
Deixar a instrução dos filhos somente a cargo da igreja, seria uma tragédia para os pais. São os pais, os primeiros e os últimos professores do lar, exceto quando estes não são salvos. (Ex 12.26,27; Dt 4.18,19; Js 4.6,7,21,22)
Também deixar a instrução dos filhos somente a cargo dos pais, seria uma falha nossa.
Falar sempre da Escola Bíblica Dominical em casa, serem assíduos e pontuais na escola, fazer tudo para que os filhos assistam a escola com regularidade, ajudar os filhos no preparo da lição, orar pela escola dominical, são deveres de todos os pais crentes que querem instruir os filhos no camiho em que devem andar. (Pv 22.6)
É meu desejo que todos na igreja tenham uma linda experiência com Deus, através e na escola bíblica dominical, pois, ela tem sido um grande suporte de ensino para todos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...